Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos

Auteurs-es

  • Alvino Moser Centro Universitário UNINTER
  • Daniel Soczek Centro Universitário UNINTER

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o ensino, numa perspectiva filosófica, para crianças. Partimos do pressuposto que o filosofar é umaatividade própria do ser humano, mas poucos são os alunos de ensino médio e superior que iniciam as aulas de Filosofia nela interessados. Nossa hipótese é de que a postura filosófica da criança lhe é subtraída ou subjugada por processos educacionais formais ou informais que, numa perspectiva instrumental, limitam a condição humana auma cultura de massas, na perspectiva de uma indústria cultural que assume novas dimensões pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs). Na tentativa de apresentar algumas reflexões críticas sobre o processo deformação da criança, o percurso deste texto é, num primeiro momento, fazer uma breveexplanação sobre alguns significados do que é ser criança no mundo contemporâneo.No segundo momento, defenderemos a ideia de que a predisposição ao filosofar é uma capacidade que aparece nos anos iniciais da existência humana para, num terceiro momento, discutir como aproveitar esta predisposição para a reflexão filosófica como elemento fundante do processo educacional.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alvino Moser, Centro Universitário UNINTER

Doutor em Ética pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Professor do Centro Universitário UNINTER. Pesquisadordo Núcleo de Pesquisas em Educação da UNINTER.

Daniel Soczek, Centro Universitário UNINTER

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Centro UniversitárioUNINTER e da Secretaria do Estado de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas emEducação da UNINTER.

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Publié-e

2013-06-24

Comment citer

MOSER, A.; SOCZEK, D. Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/337. Acesso em: 21 nov. 2024.