FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE

Auteurs-es

  • Jacques de Lima Ferreira Centro Universitário Internacional (UNINTER)
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p121-139

Mots-clés :

Educação, Saúde, Educação online, Formação continuada, Desenvolvimento profissional

Résumé

Este artigo tem o objetivo de analisar um processo de formação continuada online que foi ofertado aos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde (APETS), durante uma pesquisa aprovada pelo CNPq “Eureka – Ambiente Virtual favorecendo a formação continuada onlinedos professores que atuam com escolares em tratamento de saúde”. A problemática investigada foi a seguinte: Como a formação continuada na modalidade onlinepode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde e quais as repercussões dessa formação pedagógica? Numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu 295 docentes de diversos estados brasileiros que atuam no APETS. Os dados foram coletados a partir de dois questionários (processual e diagnóstico), com perguntas abertas e fechadas que propiciaram a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2011), e contou com o auxílio do softwareAtlas Ti. Os resultados revelaram que o processo de formação onlineofertado aos professores que atuam no APETS contribui para o desenvolvimento profissional docente quando os construtos trabalhados na formação continuada contemplam a relação entre educação e saúde, numa visão inovadora que garanta a conexão entre a teoria e a prática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jacques de Lima Ferreira, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Integrante do Grupo de Pesquisa Paradigmas
Educacionais e Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Titular do Programa de Pós--Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Integrante do Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Références

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 7. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp.Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 49. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivilconstituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 06 dez. 2014.

______. Presidência da República. Lei n° 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e o Adolescente. Brasília, DF, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 27 fev. 2015.

______. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 16 fev. 2016.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução n° 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial para a Educação Básica. Brasília, DF, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2014.

FERREIRA, Jacques de Lima. Educação e Saúde: cuidados básicos do professor no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. In: MATOS, Elizete Lúcia Moreira; FERREIRA, Jacques de Lima Ferreira. Formação Pedagógica para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde: redes de possibilidades online.Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 166-178.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MIALARET, Gaston. Ciências da educação: aspectos históricos, problemas epistemológicos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000

Publié-e

2016-08-30

Comment citer

FERREIRA, J. de L.; BEHRENS, M. A. FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 121–139, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p121-139. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2715. Acesso em: 21 nov. 2024.