INOVAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS

O CASO SERTA (PERNAMBUCO – BRASIL)

Auteurs-es

  • Elie Ghanem Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p227-237

Mots-clés :

Inovação educacional, Reforma educacional, Escola rural, Pernambuco

Résumé

Este artigo aborda a origem da inovação educacional na atuação de uma ONG com escolas públicas de educação básica, em municípios de Pernambuco, Brasil. O objetivo da pesquisa foi detectar a presença ou não de alguns fatores na gênese da experiência investigada. Trata-se de um estudo de caso para o qual foi feito o exame de publicações e realizadas entrevistas semiestruturadas com dirigentes e agentes da ONG, assim como com docentes de escolas rurais e gestores de secretarias municipais de educação. Conclui que fatores salientes na geração da inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da ONG.

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Biographie de l'auteur-e

Elie Ghanem, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Sociologia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publié-e

2016-08-30

Comment citer

GHANEM, E. INOVAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS: O CASO SERTA (PERNAMBUCO – BRASIL). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 227–237, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p227-237. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2711. Acesso em: 21 nov. 2024.