Apresentação
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p13-17Mots-clés :
Educação popular, Universidades latino-americanasRésumé
O dossiê Educação Popular nas Universidades Latino-Americanas apresenta como objetivo refletir sobre os processos de Educação Popular na pesquisa, no ensino e na extensão em universidades latino-americanas, em defesa deuma educação transformadora. Educação Popular compreendida como processo em função dos espaços e dos contextos históricos em que se realiza, por isso, heterogênea. Desta forma, o dossiê corresponde a momentos, contextos e desafios particulares, os quais são promovidos por protagonistas específicos que têm sua história, ambiente, motivações, condições e disposições próprias. O foco é para a extensão popular como possibilidade de transformação social da realidade e fortalecimento de diálogos entre universidades e movimentos sociais populares, destacados os processos de sistematização de experiências extensionistas e fomentando o debate acerca do currículo e da Cartografia de Saberes, que, segundo Oliveira (2008), constitui uma estra tégia metodológica, a qual possibilita o mapea mento de saberes experienciados pelos sujeitos em suas práticas culturais, os quais expressam traços da história e da cultura de comunidades, mantidos pela comunicação oral, mas sem registro. Apresenta uma dimensão simbólica, permitindo a identificação das estruturas de representações dos diversos campos do saber
sobre a realidade social (Santos, 2002).
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FARIA, Edite Maria da Silva de , OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de . Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.33n.76. 2024
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(c) Tous droits réservés Edite Maria da Silva de Faria, Ivanilde Apoluceno de Oliveira 2024
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Atualizado em 15/07/2017