Apresentação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p13-17

Palabras clave:

Educação popular, Universidades latino-americanas

Resumen

O dossiê Educação Popular nas Universidades Latino-Americanas apresenta como objetivo refletir sobre os processos de Educação Popular na pesquisa, no ensino e na extensão em universidades latino-americanas, em defesa deuma educação transformadora. Educação Popular compreendida como processo em função dos espaços e dos contextos históricos em que se realiza, por isso, heterogênea. Desta forma, o dossiê corresponde a momentos, contextos e desafios particulares, os quais são promovidos por protagonistas específicos que têm sua história, ambiente, motivações, condições e disposições próprias. O foco é para a extensão popular como possibilidade de transformação social da realidade e fortalecimento de diálogos entre universidades e movimentos sociais populares, destacados os processos de sistematização de experiências extensionistas e fomentando o debate acerca do currículo e da Cartografia de Saberes, que, segundo Oliveira (2008), constitui uma estra tégia metodológica, a qual possibilita o mapea mento de saberes experienciados pelos sujeitos em suas práticas culturais, os quais expressam traços da história e da cultura de comunidades, mantidos pela comunicação oral, mas sem registro. Apresenta uma dimensão simbólica, permitindo a identificação das estruturas de representações dos diversos campos do saber
sobre a realidade social (Santos, 2002). 

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Citas

FARIA, Edite Maria da Silva de , OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de . Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.33n.76. 2024

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

FARIA, E. M. da S. de; OLIVEIRA, I. A. de. Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 13–17, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p13-17. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/22482. Acesso em: 18 dic. 2024.