Desenvolvimento Profissional da Docência

entrevista com Maévi Anabel Nono

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p315-328

Mots-clés :

Maévi Anabel Nono, entrevista, professores iniciantes, aprendizagem da docência, educação Infantil

Résumé

Maévi Anabel Nono, paulista de nascimento, pedagoga de formação, é uma notável pesquisadora brasileira da área de Educação, com estudos voltados para a formação de professores e a Educação Infantil. Apresentamos, aqui, a entrevista com ela realizada, consolidada e validada entre janeiro e fevereiro de 2023, interlocução que objetivou explicitar, mediante questões ligadas às suas experiências de professora e de pesquisadora dos processos de aprendizagem da profissão docente, a reflexão sobre os aprendizados advindos com as várias situações vividas no seu percurso de desenvolvimento profissional. Na entrevista, além de evidenciar uma inserção e atuação na docência e na pesquisa fortemente marcada pela formação no CEFAM, posteriormente fortalecida com o ingresso na graduação e pós-graduação stricto sensu – tempo de formação vivido na Universidade Federal de São Carlos, ela destaca os aprendizados e desafios que vislumbra na formação de professor.

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Bibliographies de l'auteur-e

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB) na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, atualmente, é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) - Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Ciências Humanas (PUC-RJ), com pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Maévi Anabel Nono, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente MS3-2 na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, campus de São José do Rio Preto, SP. Docente do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (Unesp São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). É líder do Grupo de Pesquisa Professores e gestores de Educação Infantil: formação, saberes e práticas.

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Publié-e

2024-06-05

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SABINO DE FARIAS, I. M.; NICOLETTI MIZUKAMI, M. da G.; NONO, M. A. Desenvolvimento Profissional da Docência: entrevista com Maévi Anabel Nono. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 315–328, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p315-328. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20337. Acesso em: 21 déc. 2024.