Diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior em Tempos Hodiernos
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169Mots-clés :
Internacionalização da Educação Superior, UNESCO, CMES2022, CRES2018Résumé
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseada na análise bibliográfica e documental, que teve por objetivo analisar as diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior da declaração da Conferência Regional de Educação Superior de 2018 e dos documentos da Conferência Mundial de Educação Superior de 2022. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, baseada na teoria de Saviani, que tem como meta compreender as questões educacionais, tendo por base o desenvolvimento histórico objetivo. Entre as principais descobertas, observa-se a existência de uma dicotomia entre uma concepção humanista e solidária da internacionalização e uma visão economicista, que encontra fundamento na adopção das regras de mercado e na criação de um único ecossistema global, baseado nos princípios de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Téléchargements
Références
ALTBACH, Philip G. “Globalization and the university: Realities in an unequal world”. In: FOREST, J. e ALTBACH, P. G. (eds.) International handbook of higher education. vol. I. Dordrecht: Springer, p. 121-140, 2006.
CAMBOURS DE DONINI, A. Internacionalización e integración de los sistemas de Educación Superior en el Mercosur Educativo. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE), vol. 4, no 1, janeiro/11. Madri: Universidad Complutense, p. 59-72, 2011.
CRES. III Conferencia Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe. Declaração. Córdoba, Argentina, 14 de junho de 2018. Disponível em: http://www.cres2018.unc.edu.ar/uploads/Declaracion2018-Port-CRES.pdf. Acesso em: 20/03/2023.
CORSETTI, Berenice. A metodología histórico-crítica e a reflexão sobre a questão do rendimento escolar no Brasil. in: MARTINS, Ângela Maria; WERLE, Flávia Obino Corrêa (orgs). Políticas Educacionais: elementos para reflexão. Porto Alegre: Redes Editora, 2010.
DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim Técnico Do Senac, 27(3), p. 12-25, 2001. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/572. Acesso em: 09/03/2023.
GACEL-ÁVILA, Jocelyne. La internacionalización de la educación superior. Paradigma para la ciudadanía global. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2003.
KNIGHT, Jane. Concepts, Rationales, and Interpretive Frameworks in the Internationalization of Higher Education, in: DEARDORFF, Darla K.; DE WIT, Hans; HEYL, John D. e ADAMS, Tony (eds.) The SAGE Handbook of International Higher Education. Los Angeles, Califórnia: SAGE Publications Inc., p. 27-42, 2012.
GENTILI, Pablo. Adeus a escola pública: A desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. in: GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Neoliberalismo em Educação. 6 ed. Petrópolis: Vozes, [1995(2000)].
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: Definitions, rationales and approaches. Journal of Studies in International Education, Los Angeles California, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
MORAES GIORDANI, S.; RUBIN OLIVEIRA, M. Educação superior: uma análise a partir das conferências mundiais e regionais. Integración y Conocimiento, 8(2), p. 125–142, 2019. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/25479 Acesso em: 02/03/2023.
MOROSINI, Marilia e DALLA CORTE. Internacionalização da Educação Superior, in, MOROSINI, Marilia (org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. v. 1. Porto Alegre: EdiPUCRS, p 35-41, 2021. E-book.
MOROSINI, M. Educação superior na América Latina e Caribe: internacionalização e integração acadêmica, in: Conferências UFGRS, 1., 2017, Porto Alegre. Palestras [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: https://videos.ufrgs.br/ufrgstv/conferencias-ufrgs/marilia-morosini-ttttt/view Acesso em: 09/03/2023.
MOROSINI, M. C.; FRANCO, M. E. D. P. Universidades comunitárias e sustentabilidade: desafio em tempos de globalização. Educação em revista, Curitiba, n. 28, p. 55-70, dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 40602006000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 de agosto de 2023.
PEREIRA, E. M. A. Internacionalização na Universidade Contemporânea: uma visão da internacionalização em uma universidade pública paulista. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. 1-19, 2019.
PSACHAROPOULOS, George e PATRINOS, Harry Anthony. Returns to Investment in Education: A Further Update. SSRN, 2002. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=367780 Acesso em: 03/03/2023.
PUNTENEY, Katherine. The International Education Handbook: Principles and Practices of the Field. Washington D.C.: Association of International Educators, 2019.
RODRIGUES DIAS, Marco A. Educação Superior como Bem Público. Perspectivas do Centenário da Reforma de Córdoba. Montevidéu: Associação de Universidades Grupo Montevideo, 2017.
SANTOS, Seabra Fernando; ALMEIDA FILHO, Naomar. A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora UNB Universidade de Brasília, 2012.
SANTOS FILHO, J. C. Internacionalización de la educación superior: redefiniciones, justificativas y estrategias. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, RS, v. 25, n. 1, p. 168-189, jan./abr. 2018. Disponível em:http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8038/4735. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
SHAW, Martin. Global Society and International relations. Cambridge: Polity Press, 1994.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Department of Economics and Social Affairs: Sustainable Development. The 17 Goals. 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/goals. Acesso em: 9/02/2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA-UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Paris,1998.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA-UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social. Paris, 2009.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA-UNESCO. 70 anos da UNESCO. De ideias a ações. São Paulo: Editora Brasileira, 2015.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA-UNESCO. International Commission on the Futures of Education. Reimagining our futures together: a new social contract for education. Paris: UNESCO, 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA-UNESCO. Más allá de los limites. Nuevas Formas de Reinventar la Educación Superior. Paris: UNESCO, 2022. Disponível em: https://cdn.eventscase.com/www.whec2022.org/uploads/users/699058/uploads/6be1788a20aecc20c5468118ef386ed5f0271e46d0298d778d4c1ca2b235400e7d52e159117000427c73517b38607ed00208.62833bc1b5d6a.pdf. Acesso em: 09/03/ 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA-UNESCO. Reinventando la Educación Superior para un futuro sostenible. Paris, UNESCO, 2022a. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/whec2022-concept-note-es.pdf. Acesso em: 09/03/2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA-UNESCO. Higher education global data report (Summary). A contribution to the World Higher Education Conference 18-20 May 2022. Paris: UNESCO, 2022b.
STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira: Revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Caxias do Sul, RS, 2002. Disponível em: < https://iglu.paginas.ufsc.br/files/2014/08/SLIDES-LUCIANE.pdf>. Acesso em: 29 de agosto de 2023.
STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira, Brasília, v. 24, n. 48-49, p. 35-57, 2003.
STALLIVIERI, L. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.
TORRES, Carlos Alberto. La educación Superior en tiempos de la globalización neoliberal. in: FERNÁNDEZ LAMARRA, Norberto (Ed.) Universidad, Sociedad e Innovación. Una perspectiva internacional. Caseros: EDUNTREF, p. 25-42, 2009.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lourdes Evangelina Zilberberg Oviedo, Diego Palmeira Rodrigues, Maria de Lourdes Pinto de Almeida 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017