Perspectivas da Internacionalização

uma análise a partir dos pressupostos epistemológicos

Auteurs-es

Mots-clés :

Internacionalização da educação, Educação superior, Epistemologia, Revisão de literatura

Résumé

A garantia da qualidade na educação superior atrela-se, inevitavelmente à busca pelas melhores posições nos rankings acadêmicos. Neste contexto a internacionalização adquire centralidade, sendo posta como um dos indicadores de excelência mais valorizados. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as perspectivas da internacionalização da educação superior a partir dos pressupostos epistemológicos presentes na literatura. Buscou-se, na plataforma SCIELO, os descritores “Epistemologias da Internacionalização”, “Internacionalização da Educação Superior”, “Tendências Epistemológicas” e “Vertentes Epistemológicas”. Foram evidenciadas duas perspectivas: uma voltada para o intercâmbio acadêmico, com resquícios do período colonial, e uma outra com contribuições para a formação integral, numa perspectiva decolonial. Sugere-se, que a criação de redes entre os países do Sul global, pode vir a contribuir para o fortalecimento de uma internacionalização solidária e intercultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016). Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior.

Marcia Regina Selpa Heinzle , Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior.

Maria Elizabeth da Costa Gama, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atuou como coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (2014-2018). Fez parte da Comissão responsável pela elaboração da Política de Internacionalização na Univali aprovada em 2016. Ministra cursos e workshops sobre internacionalização de Currículos-IoC, Internacionalização no Campus-IaH, Intercultural Communication e Inglês como meio de Instrução(EMI), suas principais áreas de estudo.

Références

AUTOR (2023). Removido para avaliação cega.

ABBA, M. J; STRECK, D. R. A Reforma de Córdoba de 1918 e a internacionalização universitária na América Latina. Revista História da Educação (online), v. 25:e102256, p. 1-32, abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-3459/102256. Acesso em: 19 ago. 2023.

AZEVEDO, M. L. N. Transnacionalização e mercadorização da educação superior: examinando alguns efeitos colaterais do capitalismo acadêmico (sem riscos) no Brasil -A expansão privado- mercantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 86-102, jul./set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22348/riesup.v1i1.7371. Acesso em 13 ago. 2023.

BAWDEN, R. O objetivo educador da educação superior para o desenvolvimento humano e social no contexto da globalização. In: GUNI. Educação superior em um tempo de transformação: novas dinâmicas para a responsabilidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.

CUNHA, M. I. da. Qualidade da educação superior e a tensão entre democratização e internacionalização na universidade brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 22, p. 817-832, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300013. Acesso em: 11 ago. 2023.

DE WIT, H. Internationalization in Higher Education, a Critical Review. Simon Fraser University Educational Review, Simon Fraser University, British Columbia, v.12, n. 3, p. 9-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i3.1036. Acesso em: 12 ago. 2023.

GALVÃO, M. C. B; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 02 ago. 2023.

KHOMYAKOV, M; DWYER, T; WELLER, W. Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países BRICS precisam mais?. Sociologias, Porto Alegre, RS, v. 22, p. 120-143, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-99066. Acesso em: 30 jun. 2023.

KNIGHT, J. Five myths about internationalization. International higher education, Boston College Center, n. 62, p. 14-15, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8532. Acesso em: 14 ago. 2023.

LEAL, N. S; SANABRIA, G. V; CARIAGA, D. E. Apresentação do Dossiê “Novas universidades, novos campi, novas antropologias: docências, alteridades e expansão do Ensino Superior no Brasil”. Anuário Antropológico, Brasília, DF, n. I, p. 25-38, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4000/aa.7652. Acesso em: 11 ago. 2023.

LEITE, D; GENRO, M. E. H. Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina?. Avaliação: revista da avaliação da educação superior, Campinas, SP, v. 17, p. 763-785, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300009. Acesso em: 19 ago. 2023.

MARCONI, M; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Editora Atlas S. São Paulo/Brasil, 2003.

MIGNOLO, W; WALSH, C. On decoloniality: Concepts, analytics, praxis. Duke University Press, 2018.

MONFREDINI, I. Políticas de Ensino Superior no Brasil: aspectos históricos e teóricos-metodológicos para o estudo das alternativas. In: ROMAO, José Eustáquio; MONFREDINI, Ivanise (Org.). Prometeu desencantado. A Educação Superior na IberoAmérica. 1. ed. Brasília: Líber Livros, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1822. Acesso em: 19 ago. 2023.

MORAES, M. C. B; LEAL, F. G. Globalização, (de)colonialidade e (contra)hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: o grito surdo da academia. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, RS, v. 27, p. 313-342, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.316.103166. Acesso em: 19 ago. 2023.

MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 19, p. 385-405, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000200007&script=sci_abstract. Acesso em: 19 ago. 2023.

MOROSINI, M. C; NASCIMENTO, L. M. do. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 33, p. 1-27, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698155071. Acesso em: 19 ago. 2023.

MUGNAINI, R; STREHL, L. Recuperação e impacto da produção científica na era Google: uma análise comparativa entre o Google Acadêmico e a Web of Science. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, n. Esp, p. 92-105, 2008.

NEZ, E. Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. 021023-021023, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658268. Acesso em: 18 jul. 2023.

PICCIN, G. F. O; FINARDI, K. R. A internacionalização a partir de diferentes loci de enunciação: as concepções de sujeitos praticantes do currículo profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, p. 313-340, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/010318138653317425511. Acesso em: 17 ago. 2023.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A Colonialidade do Saber. Eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/. Acesso em: 19 ago. 2023.

RIZVI, F; LINGARD, B. Globalizing education policy. 1. ed. New York: Routledge, 2010.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, p. 23-71, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004. Acesso em 19 ago. 2023.

SANTOS, B. de S. A globalização e as ciências sociais. Cortez, 2011.

SANTOS, B. de S; GUILHERME, M; DIETZ, G. Da universidade à pluriversidade: Reflexões sobre o presente e o futuro do ensino superior. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, v. 31, n. 31, p. 201-212, 2015.

SANTOS, C. T; LIMA, R. G. de; CARVALHAES, F. O perfil institucional do sistema de ensino superior brasileiro após décadas de expansão. In: BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira (Org.). A expansão desigual do ensino superior no Brasil. Curitiba: Appris, 2020.

SEMERARO, G. Da Libertação à Hegemonia: Freire e Gramsci no processo de democratização do Brasil In: FICHTNER, Bernd; FORESTE, Gerda Margit Schütz; LIMA, Marcelo. (orgs.). Cultura, Dialética e Hegemonia: Pesquisas em Educação. Vitória: EDUFES, pp. 23-44. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-44782007000200008. Acesso em: 18 ago. 2023.

SIDDAWAY, A; WOOD, A. M; HEDGES, L. How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta syntheses. Annual Review of Psychology, Califórnia, EUA, v. 70, n. 1, p. 747–770, 2019. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-psych-010418-102803. Acesso em 17 ago. 2023.

TAUCHEN, G; FÁVERO, A. A. Avaliação do ensino superior: perspectivas mundiais. Curitiba: CRV, 2017.

UNESCO. Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo 2018. Paris: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367436. Acesso em: 19 ago. 2023.

VAVRUS, F; PEKOL, A. Critical Internationalization: moving from theory to practice. FIRE: Forum for International Research in Education, Bethlehem, PA, v.2, n. 2, p. 5-21, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1133848. Acesso em: 19 ago. 2023.

VERHINE, R. E; FREITAS, A. A. D. S. M. A avaliação da educação superior: modalidades e tendências no cenário internacional. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, SP, v. 3, n. 7, p. 16-39, 2012. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/ed07_outubro2012/ARTIGO_PRINCIPAL.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.

WESTPHAL, A. M. S; GISI, M. L. A educação superior no contexto da cooperação acadêmica internacional. Interações, Campo Grande, MT, v. 20, p. 369-382, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1822. Acesso em: 16 ago. 2023.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2024-03-26

Comment citer

CIPRIANI, A.; REGINA SELPA HEINZLE , M.; ELIZABETH DA COSTA GAMA, M. Perspectivas da Internacionalização: uma análise a partir dos pressupostos epistemológicos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 137–150, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18342. Acesso em: 21 nov. 2024.