Apresentação
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p13-16Mots-clés :
Educação Integral, Escola de Tempo IntegralRésumé
As experiências de implementação de modelos de Escola em Tempo Integral têm se proliferado intensamente no Brasil em decorrência de um movimento discursivo de institucionalização da Educação Integral como princípio pedagógico para o desenvolvimento curricular nas políticas de Educação Básica. O Plano Nacional de Educação (2014-2024), a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio, por exemplo, expressam como tem se construído um discurso de inovação promissora em torno da Educação Integral no cenário das políticas educacionais no Brasil e da Escola de Tempo Integral como dispositivo institucional que lhe é referente. Contudo, do ponto de vista histórico, as experiências de ampliação do tempo escolar sob o princípio da Educação Integral não configuram circunstâncias específicas da atualidade. O que, no presente, cerca esse fenômeno com elementos contextuais próprios é o caráter inovador creditado à Educação Integral para a superação de fissuras da escola tradicional. A produção de sentido que pauta a ascensão da Educação Integral e em Tempo Integral no debate público sobre a educação decorre, justamente, de um investimento de expectativas de inovação atreladas a uma complexa trama de interesses políticos que a tomam como um credo capaz de aglutinar diferentes objetivos de aprendizagem, dos mais críticos e progressistas aos mais conservadores e (neo)eficientistas.
Téléchargements
Références
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017