Sentidos de Educação Integral de Docentes e Familiares

uma discussão sobre o direito à educação

Autores

  • Dinorá Tereza Zucchetti FEEVALE
  • Jeane Felix da Silva UFAL

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p62-75

Palavras-chave:

educação; educação integral; pedagogia integradora; professores(as); familiares.

Resumo

O artigo discute, a partir do princípio da dialógica, sentidos da educação integral em duas escolas públicas localizadas na região metropolitana de Porto Alegre que trabalham com jornada escolar em tempo ampliado. O material empírico foi produzido a partir de questionários semiabertos aplicados junto a professores(as), responsáveis e familiares de estudantes das escolas, das quais uma realiza a expansão por meio de práticas de educação não escolar, enquanto a outra é escola de educação integral e em tempo integral. Os resultados apontam para tensões entre as expectativas de familiares e de docentes em relação aos sentidos da educação integral e da escola de tempo integral. Dessas tensões emergem problematizações que reforçam a importância de políticas públicas, o compromisso ético da escola e sua relação com o direito de aprender, bem como o reconhecimento da relevância de práticas educativas que se constroem por meio de uma pedagogia integradora.

Palavras-chave: educação; educação integral; pedagogia integradora; professores(as); familiares.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

ZUCCHETTI, D. T. .; SILVA, J. F. da . Sentidos de Educação Integral de Docentes e Familiares: uma discussão sobre o direito à educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 62–75, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p62-75. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16009. Acesso em: 9 out. 2024.

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