Sentidos de Educação Integral de Docentes e Familiares
uma discussão sobre o direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p62-75Palavras-chave:
educação; educação integral; pedagogia integradora; professores(as); familiares.Resumo
O artigo discute, a partir do princípio da dialógica, sentidos da educação integral em duas escolas públicas localizadas na região metropolitana de Porto Alegre que trabalham com jornada escolar em tempo ampliado. O material empírico foi produzido a partir de questionários semiabertos aplicados junto a professores(as), responsáveis e familiares de estudantes das escolas, das quais uma realiza a expansão por meio de práticas de educação não escolar, enquanto a outra é escola de educação integral e em tempo integral. Os resultados apontam para tensões entre as expectativas de familiares e de docentes em relação aos sentidos da educação integral e da escola de tempo integral. Dessas tensões emergem problematizações que reforçam a importância de políticas públicas, o compromisso ético da escola e sua relação com o direito de aprender, bem como o reconhecimento da relevância de práticas educativas que se constroem por meio de uma pedagogia integradora.
Palavras-chave: educação; educação integral; pedagogia integradora; professores(as); familiares.
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Atualizado em 15/07/2017