Sentidos de Educação Integral de Docentes e Familiares
uma discussão sobre o direito à educação
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p62-75Mots-clés :
educação; educação integral; pedagogia integradora; professores(as); familiares.Résumé
O artigo discute, a partir do princípio da dialógica, sentidos da educação integral em duas escolas públicas localizadas na região metropolitana de Porto Alegre que trabalham com jornada escolar em tempo ampliado. O material empírico foi produzido a partir de questionários semiabertos aplicados junto a professores(as), responsáveis e familiares de estudantes das escolas, das quais uma realiza a expansão por meio de práticas de educação não escolar, enquanto a outra é escola de educação integral e em tempo integral. Os resultados apontam para tensões entre as expectativas de familiares e de docentes em relação aos sentidos da educação integral e da escola de tempo integral. Dessas tensões emergem problematizações que reforçam a importância de políticas públicas, o compromisso ético da escola e sua relação com o direito de aprender, bem como o reconhecimento da relevância de práticas educativas que se constroem por meio de uma pedagogia integradora.
Palavras-chave: educação; educação integral; pedagogia integradora; professores(as); familiares.
Téléchargements
Références
BIESTA, Gerd. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 1, p. 21-29, jan.-abr. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325436567_O_dever_de_resistir_sobre_escolas_professores_e_sociedade/fulltext/5b0e13d94585157f87223b1b/O-dever-de-resistir-sobre-escolas-professores-e-sociedade.pdf. Acesso em: 02/07/2022.
BIESTA, Gerd. A (re)descoberta do ensino. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.
BRANDÃO, Carlos. Alguns passos no caminho de uma outra educação. In: FRANZIM, Raquel; LOVATO, Antonio Sagrado; BASSI, Flavio (org.). Criatividade: mudar a educação, transformar o mundo. 1ª ed. São Paulo: Ashoka Instituto Alana, 2019. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp- content/uploads/2019/04/CRIATIVIDADE_mudar_a_educacao.pdf.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: Inep, 2021. 70 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf Acesso em: 29/06/2022.
FERREIRA, Antonio Gomes. O sentido da Educação Comparada: uma compreensão dobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v.31, n.2, p. 124-138, maio/ago.2008.
FERREIRA, Antonio Gomes. Os outros como condição de aprendizagem: desafios para uma abordagem sociodinâmica da Educação Comparada. Educação Unisinos 18(3), p. 220-227, set./dez. 2014.
GALLEGO, Alejandro Álvarez. El debilitamiento teórico de la pedagogía en la posmodernidad. Pedagogía y Saberes n.º 53Universidad Pedagógica Nacional Facultad de Educación. 2020. pp. 11–19.
MOLL, Jaqueline. BARCELOS, Renata Gerhardt. Educação integral como horizonte pedagógico e político. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 33, p. 787-791, set./dez. 2021. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 1990.
SANTOS, Milton. Pobreza Urbana. São Paulo: Editora da USP, 1978.
SAQUET, Marcos A.; SILVA, Sueli S. da. MILTON SANTOS: concepções de geografia, espaço e território. Geo UERJ - Ano 10, v.2, n.18, 2º semestre de 2008. P. 24-42 Disponivel em: ARTIGOSAQUETdefinitivo (uerj.br). Acesso em: 07/10/2021.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima & ZUCCHETTI, Dinorá Tereza. Pedagogia Integradora: Sinalizações Didático-Curriculares para Experiências de Educação Integral. Interfaces Científicas, Aracaju, V.9, N.3 • p. 9 – 26. Número Temático, 2020.
SILVEIRA, Catharina da Cunha; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; FELIX, Jeane. A generificação da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 100, n. 255, p. 423-442, maio/ago. 2019. Disponível em: http://old.scielo.br/pdf/rbeped/v100n255/2176-6681-rbeped-100-255-423.pdf Acesso em 05/07/2022.
UNISINOS. Cadastro socio territorial. Disponível em: diagnostico-socioterritorial-da-politica-de-assistencia-social-sao-leopoldo-2016.pdf (unisinos.br) Acesso em: 10 de novembro de 2022.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017