(Re)Vendo a Formação Continuada de Professoras e o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p255-273

Mots-clés :

formação continuada; pensamento algébrico; anos iniciais.

Résumé

Fruto de uma dissertação, este artigo objetiva compreender que aprendizagens docentes ocorrem no movimento reflexivo de (re)ver tarefas ligadas à unidade temática Álgebra nos primeiros anos de escolarização, especificamente em turmas de 1º, 2º e 3º ano, com professoras que ensinam Matemática. O referencial teórico discute a inclusão do pensamento algébrico nos anos iniciais, como também a formação continuada de professores. Para tanto, valemo-nos de um estudo de natureza qualitativa, com vista ao trabalho colaborativo, no contexto de uma escola pública paulista cujos os instrumentos de produção de dados decorrem de interações propiciadas a partir de reuniões virtuais síncronas (google meet) no horário de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Os resultados apontam a necessidade de trabalhos investigativos que sinalizem para "como" pensar tarefas que contribuam para o desenvolvimento do pensamento algébrico, ampliando o conhecimento especializado do professor.

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Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora Titular Sênior do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de SãoCarlos (UFSCar), Brasil.

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2023-08-01

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SILVA, D. A.; PASSOS, C. L. B. (Re)Vendo a Formação Continuada de Professoras e o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 255–273, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p255-273. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16880. Acesso em: 21 nov. 2024.