Educação Permanente,Intervenções e Desenvolvimentos no Ensino Superior
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p32-48Mots-clés :
Educação; Educação como humanização; Educação de AdultosRésumé
A partir de uma abordagem teórica sobre educação permanente, que reconhece a multiplicidade dos contextos educativos, a diversidade dos públicos, de metodologias e a valorização das aprendizagens, pretende-se refletir sobre a importância da mesma para o desenvolvimento integral dos indivíduos, designadamente daqueles que se encontram em formação no ensino superior.Em termos metodológicos, a pesquisa assume-se como um estudo de caso, decaracterísticas interpretativas, com o objetivo de descrever e refletir sobre projetos e práticas de intervenção socioeducativa e cultural dinamizadas por docentes e estudantes, no âmbito da oferta formativa de uma instituição pública portuguesa de ensino superior, o Instituto Politécnico de Leiria. As experiências apresentadas levam-nos a evidenciar a importância que uma abordagem centrada na educação de natureza integradora e permanente tem para a construção de uma sociedade que se pretende para todos. Conclui-se,também, que o recurso a metodologias reflexivas e práticas de intervenção holísticas pode contribuir para o bem-estar dos indivíduos e das comunidades.
Palavras-chave: Educação; Educação como humanização; Educação de Adultos
.
Téléchargements
Références
AICE. Carta das Cidades Educadoras. AICE, 2020. Disponível em: https://www.edcities.org/wp-content/uploads/2020/11/PT_Carta.pdf Acesso em: 22 de setembro de 2022.
ARAÚJO, Ulisses; KLEIN, Ana. Escola e comunidade, juntas, para uma cidadania Integral. Cadernos Cenpec, n.º 2, p. 119-125, 2006. Disponível em: http://homo.plataformadoletramento.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/viewFile/134/166 Acesso em: 24 de junho de 2022.
BARROS, Rosana. Educação permanente e animação socioeducativa. Revista Ser Social ESTADO, DEMOCRACIA E SAÚDE, Brasília, v. 22, n. 46, p. 171-190, 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CACHIONI, Meire; NERI, Anita. Educação e Velhice Bem-Sucedida no contexto das Universidades da Terceira Idade. In Neri, Anita; Yassuda, Mônica (Orgs.). Velhice Bem-Sucedida: Aspectos Afetivos e Cognitivos. Campinas: Papirus, p. 29-50, 2008.
CANÁRIO, Rui. Educação de adultos. Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa-Formação/Anefa, 2000.
CCP-IPL60+. Relatório de Atividades. Ano letivo 2018-2019. Instituto Politécnico de Leiria, 2019. Disponível em: http://60mais.ipleiria.pt/o-que-funcionamos/documentos/ Acesso em: 4 de outubro de 2022.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Educação e formação de adultos: nunca é tarde para aprender. Comunicação da Comissão ao Conselho, (COM/2006/614), 2006. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX%3A52006DC0614 Acesso em: 24 de junho de 2022.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Memorando sobre aprendizagem ao longo da vida. Bruxelas: Comissão das Comunidades Europeias, 2000. Disponível em: https://dne.cnedu.pt/dmdocuments/Memorando%20sobre%20Aprendizagem%20Longo%20da%20Vida%20pt.pdf
CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Resolução do Conselho sobre uma agenda renovada no domínio da educação de adultos (2011/C 372/01), 2011. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32011G1220(01)&from=EN Acesso em: 24 de junho de 2022.
FINGER, Matthias; ASÚN, José. A educação de adultos numa encruzilhada. Porto: Porto Editora, 2003.
GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL. Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, 2017-2025. Governo de Portugal, 2017.
IRELAND, Timothy. Educação ao Longo da Vida: Aprendendo a Viver Melhor. Sisyphus — Journal of Education, vol. 7, núm. 2, p. 48-64, 2019.
IRELAND, Timothy; SPEZIA, Carlos (Orgs.). Educação de adultos em retrospectiva. 60 anos de CONFINTEA. Brasília: UNESCO, 2014. Disponível em: A Educação de adultos em retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA; 2014 - 230540por.pdf (unesco.org) Acesso em: 20 de junho de 2022.
JOAQUIM, Bruno; PESCE, Lucila. Inovação, inclusão digital e educação ao longo da vida perspectivas em disputa no contexto de pandemia da COVID-19 e de um crescente autoritarismo. Revista da FaeeBa: educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 64, pp. 107-119, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11750 Acesso em: 4 de outubro de 2022.
KENBEL, Cláudia. Tecnologias como relações sociais: uma possível conceitualização. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional - G&DR. V. 15, N. 4, Edição Especial, P. 83-93, jul/2019. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/126349/CONICET_Digital_Nro.9c91e7f8-6b8f-4c9d-94b1-deb17769cd0f_a.pdf?sequence=5&isAllowed=y
LIMA, Licínio. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, Licínio; GUIMARÃES, Paula. European Strategies in Lifelong Learning. A Critical Introduction. Leverkusen Opladen: Barbara Budrich Publishers, 2011.
LOPES, Sara, et al. Dynamic Literacy by Senior for Seniors, Motivations and Expectations. In Conference Proceedings 9th International Conference The Future of Education, Florence, Filodiritto Editore: Italy, 2019, p. 592-597. Disponível em: https://conference.pixel-online.net/FOE/files/foe/ed0009/FP/5947-SED4076-FP-FOE9.pdf Acesso em: 31 de outubro de 2022
LOPES, Sara, et al. De Seniores para Seniores. PROALFA: Um Projeto de Alfabetização com dinâmicas de Animação Socioeducativa. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 243-260, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2316-2171.118137 Acesso em: 6 de setembro de 2022
LOPES, Sara, et al. A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior portuguesa, numa conjuntura pandémica. Revista do Conhecimento Online, 1, 193-215, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.2407 Acesso em: 8 de setembro de 2022.
LOPES, Sara; PIMENTEL, Luísa. O Politécnico de Leiria aproximando gerações. In Atas do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências Sociais - Liberdade, Equidade e Emancipação, 2021, p. 310-320. Disponível em: https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
MAFFESOLI, Michele. O conhecimento Comum. Introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MAGUETA, Lúcia; SOUSA, Jenny; MILHANO, Sandrina. O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo. In SOUSA, J.; MANGAS, C. (Coord.). Inclusão sociocultural e intervenção comunitária. Coimbra: Almedina, 2022, p.131-142.
MANGAS, Catarina; SOUSA, Jenny. Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusão. In Proceedings INNODOCT/20. International Conference on Innovation, Documentation and Education. Editorial Universitat Politècnica de València, p. 869-877, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4995/INN2020.2020.11838 Acesso em: 5 de setembro de 2022.
MIZOKAMI, Shinichi. Deep active learning from perspectives of active learning theory. In MATSUSHITA K. (ed.). Deep Active Learning: Toward greater depth in University Education.), p. 79-91. Singapura: Springer Nature, 2018.
ONU. Declaración Política y Plan de Acción Internacional de Madrid sobre el Envejecimiento. Segunda Asamblea Mundial sobre el Envejecimiento 2002. ONU, 2003.
PAIVA, Marlla, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa. Sanare - Revista de Políticas Públicas. v. 15, n.2, p. 145-153, 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049 . Acesso em: 2 novembro de 2022.
PIMENTEL, Luísa; LOPES, Sara; MAURÍCIO, Cezarina. Modelo inovador e inclusivo de aprendizagem para seniores no ensino superior: o exemplo do Programa 60+. In Mangas, C.; Sousa, J. (Coord.). Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias. Coimbra: Almedina, 2022, p. 151-167.
PIMENTEL, Luísa, et al. Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. INFAD, Revista de Psicologia, Nº2, Vol 2, ISSN: 0214-9877, p. 307-322, 2019.
PIMENTEL, Luísa; FARIA, Susana. O Programa IPL60+: um contexto privilegiado de intervenção social na promoção do envelhecimento ativo e das relações intergeracionais. In PIMENTEL, L.; LOPES, S.; FARIA, S. (coord.). Envelhecendo e Aprendendo. A Aprendizagem ao Longo da Vida no Processo de Envelhecimento Ativo. Lisboa: Coisas de Ler, 2016, p. 101-128.
PIMENTEL, Luísa; LOPES, Sara. Programas de Aprendizaje a lo largo de la vida en formación superior, el caso del Instituto Politécnico de Leiria. In XIV Jornadas Internacionales sobre asociacionismo en los Programas Universitários de Mayores Aprender sempre: Nuevos desafíos en el siglo XXI, Universidade do Porto, Vigo: CAUMAS, p. 106-118, 2016. Disponível em: http://caumas.org/wp-content/uploads/2016/02/Livro_Humus.pdf Acesso em: 31 de agosto de 2022.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD) Relatório do desenvolvimento humano 2020 - A próxima fronteira: o desenvolvimento humano e o Antropoceno. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2020.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD) Relatório do desenvolvimento humano 2016 – Desenvolvimento humano para todos. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2016.
RAMOS, Natália. Educar para a interculturalidade e cidadania: princípios e desafios. In Alcoforado, L. et al. (Org.). Educação e Formação de Adultos. Políticas, Práticas e Investigação. Coimbra: Ed. Universidade de Coimbra, 2011, p. 189-200. Disponível em: https://digitalis.uc.pt/handle/10316.2/31278 Acesso em: 22 de junho de 2022.
SÁEZ, Juan (Coord.). Pedagogía social y programas intergeneracionales: educación de personas mayores. Málaga: Aljibe, 2002.
SANTOS, João; ROCHA, Bianca; PASSAGLIO, Kátia. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, vol. 7, issue 1, p. 23-28, 2016. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOUSA, Jenny, FONTES, Ana; MESQUITA, Miguel. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocar. In Mangas, C.; Sousa, J.; Freire, C. (Coord.). Percursos para uma educação inclusiva. Coimbra: Almedina. (Versão impressa e e-book), 2021, p. 93- 114.
SOUSA, Jenny. Atividades socioculturais como interface de bem-estar emocional e de prevenção da transmissão da Covid-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas. Interface: Communication, Health, Education, 25 (Supl. 1), p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.200576 Acesso em: 3 de outubro de 2022.
SOUSA, Jenny, et al. Learning and Teaching in and with the Local Community: The Use of a Critical and Innovative Methodology in ESECS / IPLeiria. In Conference Proceedings 9th International Conference The Future of Education, Florence. Filodiritto Editore: Italy, p. 389-393, 2019. Disponível em: https://conference.pixel-online.net/FOE/files/foe/ed0009/FP/5845-ITLM3985-FP-FOE9.pdf Acesso em: 2 de outubro de 2022.
SULEMAN, Fátima. Employability skills of higher education graduates: Little consensus on a much discussed subject. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 228, 169-174, 2016.
TAVARES, Celma. Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios. In Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 31, n. 2, p. 141-150, 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/5436/5436 Acesso em: 24 de setembro de 2022.
UNESCO. Déclaration Universelle de L` UNESCO sur la Diversite Culturelle. Paris: Unesco, 2002. Disponível em: https://www.un.org/en/events/culturaldiversityday/pdf/127160m.pdf Acesso em: 24 de junho de 2022.
VILLAS-BOAS, Susana, et al. A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida - Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação - II ª Série, Número 5, p. 117-141, 2016.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017