O Ensino Médio Integrado ao Técnico
revisão sistemática (2013-2019)
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p233-252Mots-clés :
Integração entre ramos de ensino – Integração formação profissional-educação geral – Integração na formação profissional.Résumé
Essa revisão sistemática tem por objetivo caracterizar a integração no Ensino Médio Integrado (EMI) brasileiro, por intermédio da metassíntese de pesquisas de pós-graduação stricto sensu sobre o tema. A busca pelos estudos para análise se deu no Banco de Teses e Dissertações da Capes, entre os meses de julho e setembro de 2020, resultando em um conjunto formado por 79 trabalhos, após ter sido averiguada a pertinência aos critérios de inclusão e exclusão em 200 registros. Os resultados dessa análise elucidam a integração como uma perspectiva em construção, no âmbito das ofertas de EMI constantes nas pesquisas selecionadas. Enquanto possibilidade, a integração afirmada nos estudos confirma o alcance da almejada formação integral emancipadora. Contudo, carrega em si a marca da contradição de não se afastar das exigências impostas pelo capital na luta de classes. Conclui-se, assim, pela defesa da integração como o caminho para a transformação.
Palavras-chave: integração entre ramos de ensino; integração formação profissional-educação geral; integração na formação profissional.
Téléchargements
Références
ALVES, Fábio André Porto. Ensino médio integrado do IF Sertão PE campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de Ciências Humanas. Petrolina/PE, 2017. 157p. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco.
ARTIAGA, Débora Martins. A articulação do ensino médio com a educação profissional no IF Sudeste MG -Campus Muriaé. Viçosa/MG, 2015. 189p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa.
AZEVEDO, Luiz Alberto; SHIROMA, Eneida Oto; COAN, Marival. As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem? Boletim Técnico SENAC: a Reforma da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v.38, n.2, mai/ago 2012. p.27-40. Disponível em https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/20. Acesso em 09 jun. 2021.
BARROS, Anália Bescia Martins de. Quando o problema é de classe! Trabalho e educação em um curso de ensino médio profissional: relações e tensões entre a formação política e a formação técnica no IEJC (ITERRA/MST). Porto Alegre/RS, 2016. 386p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BELMIRO, Luiz; SILVA, Mônica Ribeiro da. Apresentação – Democracia em ruínas: a destruição dos direitos sociais no contexto do golpe de 2016. In: BELMIRO, Luiz; SILVA, Mônica Ribeiro da. Democracia em ruínas: direitos em risco. Curitiba/PR: CRV, 2019. p.9-16.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 28 abr. 2021.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Banco de teses e dissertações. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/sdi. Acesso em 20 abr. 2020.
CORRÊA, Nadia Batista. Sobre a integração no ensino médio do campus Macaé do IFF: mediações e contradições. Niterói/RJ, 2014. 196p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense.
COSSATO, Marcio Beretta. Políticas públicas de educação profissional: o curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual Reynaldo Massi-Ivinhema-MS (2008-2010). Campo Grande/MS, 2013. 180p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco.
FERREIRA, Danilo José. Fatores que contribuem para trajetórias diferenciadas dos egressos da área da agropecuária na relação entre o ensino técnico, o ensino superior e o mercado de trabalho demandado. Itajaí/SC, 2017. 115p. Tese (Doutorado) – Universidade do Vale do Itajaí.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade [online]. v.26, n.92. Campinas/SP. Especial-out. 2005. p.1087-1113. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300017. Acesso em 15 jun. 2022.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da Informação. Rio de Janeiro, v. 6, n. 1. Set.2019/Fev.2020. p. 57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em 29 nov. 2022.
GARCIA, Nilson Marcos Dias; LIMA FILHO, Domingos Leite. Politecnia ou educação tecnológica: desafios ao Ensino Médio e à educação profissional. In: Reunião anual da ANPED, 27ª, 2004, Caxambu/MG. Anais eletrônicos. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/diversos/te_domingos_leite.pdf. Acesso em 15 jun. 2022.
HERADÃO, Tangria Rosiane. O ensino médio integrado à educação profissional em Campo Grande/MS: uma iniciativa municipal (2003-2010). Campo Grande/MS, 2013. 121p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020 [recurso eletrônico]. Brasília/DF: O Instituto, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em 29 dez.2021.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.22. Brasília/DF: IPEA, 2014. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.23. Brasília/DF: IPEA, 2015. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
______. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.24. Brasília/DF: IPEA, 2016. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
______. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.25. Brasília/DF: IPEA, 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
______. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.25. Brasília/DF: IPEA, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
KUENZER, Acácia Zeneida. O trabalho como princípio educativo. Cadernos de Pesquisa. n.68, São Paulo/SP. fev. 1989. p. 21-28. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118. Acesso em 15 jun. 2022.
KUENZER, Acácia Zeneida; GARCIA, Sandra Regina de O. Garcia. O ensino médio integrado à educação profissional no Estado do Paraná: desafios na implementação de uma política pública. In: SILVA, Monica Ribeiro da. Ensino médio integrado: travessias. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2013.
MACHADO, Lucília. Educação e divisão social do trabalho. 2ª ed. São Paulo/SP: Autores Associados: Cortez, 1989.
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL: CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E A LISTA DE SUAS UNIDADES. 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/REDE-FEDERAL-INICIAL/INSTITUICOES. ACESSO EM: 22 JUN. 2021
MOLL, Jaqueline; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. Ensino médio para todos no Brasil: qual ensino médio? In: MOLL, Jaqueline; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. Ensino médio para todos no Brasil: que ensino médio? 1.ed. Porto Alegre/RS: CirKula, 2020. p.17-43.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 20, n. 63, 2015. p. 1057-1080. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. Acesso em 15 jun. 2022.
OLIVEIRA, Caíque Diogo de. Jovens estudantes do ensino médio integrado no Instituto Federal de Salto: experiências do presente e projetos de futuro. Sorocaba/SP, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos.
OLIVEIRA, Rosângela de Amorim Teixeira de. Concepção de integração curricular presente nos cursos de ensino médio integrado em Agropecuária do IFC. Florianópolis/SC, 2013. 183p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
OLIVEIRA, Sulamita Torres de. Análise da implantação da política de ensino médio integrado à educação profissional no estado do Ceará: as EEEPE de Redenção e Aracoiaba. Fortaleza/CE, 2016. 156p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará.
PEREIRA, Heloisa Helena Coutinho. Ensino médio integrado: uma análise do IFSULDEMINAS. Pouso Alegre/MG, 2017. 142p. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Vale do Sapucaí.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3.ed. São Paulo/SP: Cortez, 2012. p. 107-128.
RAMOS, Raimundo Sátiro dos Santos. A implementação da educação profissional no IFPA – campus Santarém: implicações na formação do técnico em agropecuária. Campinas/SP, 2016. 181. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
RIBEIRO, Mary Anne Teles de Lavor. Educação profissional no ensino médio integrado: as experiências juvenis. Fortaleza/CE, 2017. 141p. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) – Universidade Estadual do Ceará.
RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio – 2011-2014. Porto Alegre/RS, out/nov 2011. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf. Acesso em 16 fev. 2021.
ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 1986.
RUIZ, Antonio Ibañez. Apresentação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília/DF: MEC, SEMTEC, 2004. n.p.
SAVIANI, Dermeval. PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC. Campinas/SP: Autores Associados, 2009.
______. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): por uma outra política educacional. 5.ed. rev. e ampliada. Campinas/SP: Autores Associados, 2016.
______. Pedgogia histórico-crítica, quadragésico ano: novas aproximações. Campinas/SP: Autores Associados, 2019.
SCHEIBE, Leda; SILVA, Filomena L. G. Rodrigues da. Ensino médio integrado à educação profissional e sua potencialidade para a formação dos estudantes de nível médio: considerações sobre a experiência em Santa Catarina. In: SILVA, Monica Ribeiro da. Ensino médio integrado: travessias. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2013. p. 13-38.
SCHIMONEK, Elisangela Maria Pereira. Programa Mais Educação: descompromisso do Estado, compromisso da sociedade civil. In: IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2014, Porto/Portugal. Comunicações. Porto: Anpae, 2014. p. 1-15. Disponível em: https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/eixo6.html. Acesso em: 03 jun. 2022.
SIDDAWAY, Andy P.; WOOD, Alex M.; HEDGES, Larry V. How to do a sistematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annual Review of Psychology. 2019. v.70. p. 747-770. Disponível em: www.annualreviews.org. Acesso em 22 nov. 2022.
SILVA, Élido Santiago da. Trabalho, formação humana e ensino médio: um estudo sobre a Teoria do Capital Humano. Belém/PA, 2018. 198p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará.
SILVA, Monica Ribeiro da. O ensino médio como um campo de disputas: interfaces entre políticas educacionais e movimentos sociais. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL ANPED/SUL. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba/Pr: UFPR, 2016a. p. 1-20. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-2-Ensino-M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio – pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola. Brasília, v.11, n.20, p.19-31, jan/jun. 2017. Disponível em: http://www.esforce.org.br
SILVA, Rosangela Santos da. Projetos pedagógicos do curso técnico de nível médio em Informática na forma integrada do IFAM: do escrito ao vivido pelos diferentes sujeitos. Manaus/AM, 2017. 203p. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
SILVA, Rose Márcia da. Efetivação do currículo integrado no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino médio do IFMT – Campus Sorriso. Cáceres/MT, 2016b. 213p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Mato Grosso.
SKROWONSKI, Daniela. Educação profissional integrada ao ensino médio: uma análise da proposta no IFPR – campus Cascavel. Francisco Beltrão/PR, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SOUZA, Orides Messias Maia. O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: politecnia ou polivalência? São Leopoldo/RS, 2016. 115p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SPÓSITO, Marília Pontes. (Des)encontros entre os jovens e a escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília/DF: MEC, SEMTEC, 2004. p.73-91.
UPRG – Unidade Popular pelo Rio Grande. Programa de Governo. Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/201512/29092453-plano-de-governo-governo-de-tarso-genro-periodo-de-2011-a-2014.pdf. Acesso em 11 dez. 2020.
ZITZKE, Viviane Aquino. A contribuição da educação ambiental para o ensino médio integrado à educação profissional técnica. Pelotas/RS, 2018. 219p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017