SYSTEMATIC REVIEW ON HIGH SCHOOL EDUCATION INTEGRATED WITH TECHNICIAN - 2013-2019
revisão sistemática (2013-2019)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p233-252Keywords:
Integration between branches of education – Integration of professional training-general education – Integration in professional training.Abstract
This systematic review aims to characterize integration in Brazilian Integrated Secondary Education (EMI), through the meta-synthesis of stricto sensu postgraduate research on the subject. The search for studies for analysis took place in the Bank of Theses and Dissertations of Capes, between the months of July to September 2020, resulting in a set formed by 79 works, after having been verified the pertinence to the inclusion and exclusion criteria in 200 records. The results of this analysis elucidate integration as a perspective under construction, within the scope of the EMI offers contained in the selected studies. As a possibility, the integration affirmed in the studies confirms the scope of the desired emancipatory integral formation. However, it carries with it the contradiction of not moving away from the demands imposed by capital in the class struggle. It concludes, therefore, by the defense of integration as the path to transformation.
Downloads
References
ALVES, Fábio André Porto. Ensino médio integrado do IF Sertão PE campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de Ciências Humanas. Petrolina/PE, 2017. 157p. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco.
ARTIAGA, Débora Martins. A articulação do ensino médio com a educação profissional no IF Sudeste MG -Campus Muriaé. Viçosa/MG, 2015. 189p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa.
AZEVEDO, Luiz Alberto; SHIROMA, Eneida Oto; COAN, Marival. As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem? Boletim Técnico SENAC: a Reforma da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v.38, n.2, mai/ago 2012. p.27-40. Disponível em https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/20. Acesso em 09 jun. 2021.
BARROS, Anália Bescia Martins de. Quando o problema é de classe! Trabalho e educação em um curso de ensino médio profissional: relações e tensões entre a formação política e a formação técnica no IEJC (ITERRA/MST). Porto Alegre/RS, 2016. 386p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BELMIRO, Luiz; SILVA, Mônica Ribeiro da. Apresentação – Democracia em ruínas: a destruição dos direitos sociais no contexto do golpe de 2016. In: BELMIRO, Luiz; SILVA, Mônica Ribeiro da. Democracia em ruínas: direitos em risco. Curitiba/PR: CRV, 2019. p.9-16.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 28 abr. 2021.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Banco de teses e dissertações. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/sdi. Acesso em 20 abr. 2020.
CORRÊA, Nadia Batista. Sobre a integração no ensino médio do campus Macaé do IFF: mediações e contradições. Niterói/RJ, 2014. 196p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense.
COSSATO, Marcio Beretta. Políticas públicas de educação profissional: o curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual Reynaldo Massi-Ivinhema-MS (2008-2010). Campo Grande/MS, 2013. 180p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco.
FERREIRA, Danilo José. Fatores que contribuem para trajetórias diferenciadas dos egressos da área da agropecuária na relação entre o ensino técnico, o ensino superior e o mercado de trabalho demandado. Itajaí/SC, 2017. 115p. Tese (Doutorado) – Universidade do Vale do Itajaí.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade [online]. v.26, n.92. Campinas/SP. Especial-out. 2005. p.1087-1113. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300017. Acesso em 15 jun. 2022.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da Informação. Rio de Janeiro, v. 6, n. 1. Set.2019/Fev.2020. p. 57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em 29 nov. 2022.
GARCIA, Nilson Marcos Dias; LIMA FILHO, Domingos Leite. Politecnia ou educação tecnológica: desafios ao Ensino Médio e à educação profissional. In: Reunião anual da ANPED, 27ª, 2004, Caxambu/MG. Anais eletrônicos. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/diversos/te_domingos_leite.pdf. Acesso em 15 jun. 2022.
HERADÃO, Tangria Rosiane. O ensino médio integrado à educação profissional em Campo Grande/MS: uma iniciativa municipal (2003-2010). Campo Grande/MS, 2013. 121p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020 [recurso eletrônico]. Brasília/DF: O Instituto, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em 29 dez.2021.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.22. Brasília/DF: IPEA, 2014. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.23. Brasília/DF: IPEA, 2015. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
______. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.24. Brasília/DF: IPEA, 2016. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
______. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.25. Brasília/DF: IPEA, 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
______. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n.25. Brasília/DF: IPEA, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=363. Acesso em 29 nov. 2022.
KUENZER, Acácia Zeneida. O trabalho como princípio educativo. Cadernos de Pesquisa. n.68, São Paulo/SP. fev. 1989. p. 21-28. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118. Acesso em 15 jun. 2022.
KUENZER, Acácia Zeneida; GARCIA, Sandra Regina de O. Garcia. O ensino médio integrado à educação profissional no Estado do Paraná: desafios na implementação de uma política pública. In: SILVA, Monica Ribeiro da. Ensino médio integrado: travessias. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2013.
MACHADO, Lucília. Educação e divisão social do trabalho. 2ª ed. São Paulo/SP: Autores Associados: Cortez, 1989.
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL: CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E A LISTA DE SUAS UNIDADES. 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/REDE-FEDERAL-INICIAL/INSTITUICOES. ACESSO EM: 22 JUN. 2021
MOLL, Jaqueline; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. Ensino médio para todos no Brasil: qual ensino médio? In: MOLL, Jaqueline; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. Ensino médio para todos no Brasil: que ensino médio? 1.ed. Porto Alegre/RS: CirKula, 2020. p.17-43.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 20, n. 63, 2015. p. 1057-1080. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. Acesso em 15 jun. 2022.
OLIVEIRA, Caíque Diogo de. Jovens estudantes do ensino médio integrado no Instituto Federal de Salto: experiências do presente e projetos de futuro. Sorocaba/SP, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos.
OLIVEIRA, Rosângela de Amorim Teixeira de. Concepção de integração curricular presente nos cursos de ensino médio integrado em Agropecuária do IFC. Florianópolis/SC, 2013. 183p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
OLIVEIRA, Sulamita Torres de. Análise da implantação da política de ensino médio integrado à educação profissional no estado do Ceará: as EEEPE de Redenção e Aracoiaba. Fortaleza/CE, 2016. 156p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará.
PEREIRA, Heloisa Helena Coutinho. Ensino médio integrado: uma análise do IFSULDEMINAS. Pouso Alegre/MG, 2017. 142p. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Vale do Sapucaí.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3.ed. São Paulo/SP: Cortez, 2012. p. 107-128.
RAMOS, Raimundo Sátiro dos Santos. A implementação da educação profissional no IFPA – campus Santarém: implicações na formação do técnico em agropecuária. Campinas/SP, 2016. 181. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
RIBEIRO, Mary Anne Teles de Lavor. Educação profissional no ensino médio integrado: as experiências juvenis. Fortaleza/CE, 2017. 141p. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) – Universidade Estadual do Ceará.
RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio – 2011-2014. Porto Alegre/RS, out/nov 2011. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf. Acesso em 16 fev. 2021.
ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 1986.
RUIZ, Antonio Ibañez. Apresentação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília/DF: MEC, SEMTEC, 2004. n.p.
SAVIANI, Dermeval. PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC. Campinas/SP: Autores Associados, 2009.
______. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): por uma outra política educacional. 5.ed. rev. e ampliada. Campinas/SP: Autores Associados, 2016.
______. Pedgogia histórico-crítica, quadragésico ano: novas aproximações. Campinas/SP: Autores Associados, 2019.
SCHEIBE, Leda; SILVA, Filomena L. G. Rodrigues da. Ensino médio integrado à educação profissional e sua potencialidade para a formação dos estudantes de nível médio: considerações sobre a experiência em Santa Catarina. In: SILVA, Monica Ribeiro da. Ensino médio integrado: travessias. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2013. p. 13-38.
SCHIMONEK, Elisangela Maria Pereira. Programa Mais Educação: descompromisso do Estado, compromisso da sociedade civil. In: IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2014, Porto/Portugal. Comunicações. Porto: Anpae, 2014. p. 1-15. Disponível em: https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/eixo6.html. Acesso em: 03 jun. 2022.
SIDDAWAY, Andy P.; WOOD, Alex M.; HEDGES, Larry V. How to do a sistematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annual Review of Psychology. 2019. v.70. p. 747-770. Disponível em: www.annualreviews.org. Acesso em 22 nov. 2022.
SILVA, Élido Santiago da. Trabalho, formação humana e ensino médio: um estudo sobre a Teoria do Capital Humano. Belém/PA, 2018. 198p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará.
SILVA, Monica Ribeiro da. O ensino médio como um campo de disputas: interfaces entre políticas educacionais e movimentos sociais. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL ANPED/SUL. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba/Pr: UFPR, 2016a. p. 1-20. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-2-Ensino-M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio – pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola. Brasília, v.11, n.20, p.19-31, jan/jun. 2017. Disponível em: http://www.esforce.org.br
SILVA, Rosangela Santos da. Projetos pedagógicos do curso técnico de nível médio em Informática na forma integrada do IFAM: do escrito ao vivido pelos diferentes sujeitos. Manaus/AM, 2017. 203p. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
SILVA, Rose Márcia da. Efetivação do currículo integrado no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino médio do IFMT – Campus Sorriso. Cáceres/MT, 2016b. 213p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Mato Grosso.
SKROWONSKI, Daniela. Educação profissional integrada ao ensino médio: uma análise da proposta no IFPR – campus Cascavel. Francisco Beltrão/PR, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SOUZA, Orides Messias Maia. O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: politecnia ou polivalência? São Leopoldo/RS, 2016. 115p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SPÓSITO, Marília Pontes. (Des)encontros entre os jovens e a escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília/DF: MEC, SEMTEC, 2004. p.73-91.
UPRG – Unidade Popular pelo Rio Grande. Programa de Governo. Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/201512/29092453-plano-de-governo-governo-de-tarso-genro-periodo-de-2011-a-2014.pdf. Acesso em 11 dez. 2020.
ZITZKE, Viviane Aquino. A contribuição da educação ambiental para o ensino médio integrado à educação profissional técnica. Pelotas/RS, 2018. 219p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017