Formação Continuada em Uma Escola de Educação Integral em Tempo Integral

engajamento e empreendimento conjunto

Auteurs-es

  • Silvana Capobiango Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vania Finholdt Angelo Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4583-7165

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p253-270

Mots-clés :

formação de professoras; educação integral; tempo integral; Comunidade de Prática.

Résumé

Este estudo investigou a formação continuada em uma escola de Educação Integral em Tempo Integral de Niterói. É uma pesquisa qualitativa que se baseou nos estudos de Teixeira (1962), Ribeiro (2018), Cavaliere (2007, 2010), Coelho (2002, 2009), sobre Educação Integral em Tempo Integral, e de Lave e Wenger (1991), sobre Comunidade de Prática. Concluiu-se que a formação continuada desenvolvida na escola se aproxima das características de uma Comunidade de Prática, porque percebeu-se o compromisso na construção e na execução dos Projetos Instituintes Anuais escolhidos democraticamente por todos os envolvidos. As educadoras não ficaram presas às determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas, ao contrário, os estudos e os projetos propiciaram a ampliação do repertório cultural, estético, musical e de conhecimentos dos estudantes e das professoras. A escola preza, portanto, pelo desenvolvimento integral de todos e propõe atividades que desenvolvem os aspectos cognitivos, estéticos, corporais, afetivos, distanciando-se de uma proposta educativa que foca somente nos conteúdos da BNCC.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Silvana Capobiango, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Socais e Diretora Adjunta de uma escola da Rede Municipal de Niterói.

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação na Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Faculdade de Formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Docente credenciada do Programa de pós-graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais.

Références

BRASIL. Decreto Nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Secretaria-Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [2007]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6253.htm. Acesso em: 21 nov. 2022.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 7, p. 1-20, 10 jan. 2001.
BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 120-A, edição extra, p. 1-7, 26 jun. 2014.
CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300018

CAVALIERE, Ana Maria. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.21i80.2220

CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 249-259, maio/ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200012

CAVALIERE, Ana Maria. Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de Estado? Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1205-1222, out./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014142967

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Formação continuada do professor e tempo integral: uma parceria estratégica na construção da educação integral. In: COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa; CAVALIERE, Ana Maria Vilela. (org.). Educação brasileira e (em) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 133-146.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.21i80.2222

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Tempo em uma instituição moderna: a escola. In: SCHWARTZ, Cleonara Maria et al. (org.). Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. Vitória: EDUFES, 2007. v.1. p. 27-37.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge University Press, 1991.

MATOS, João Filipe. Aprendizagem e prática social: Contributos para a construção de ferramentas de análise da aprendizagem da matemática escolar. In: PONTE, João Pedro da; SERRAZINA, Lurdes. (org.). Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália. Actas da Escola de Verão. Lisboa: SEM-SPCE, 1999. p. 65-92.

MAURÍCIO, Lúcia Veloso. Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 15-31, abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.21i80.2218

MAURÍCIO, Lúcia Veloso et al. Capacitação dos profissionais da educação. In: RIBEIRO, DARCY. Carta 15: o novo livro dos CIEPs. Brasília: Senado Federal, 1995. p. 183-192.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.

MONTEIRO, Ana Maria. Ciep – escola de formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 35-49, abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.21i80.2219

RIBEIRO, Darcy. A valorização do magistério. In: MAURÍCIO, Lúcia Velloso. (org.). Darcy Ribeiro – Educação como prioridade. São Paulo: Global, 2018. p. 84-100.

TEIXEIRA, Anísio. Uma experiência de Educação Primária Integral no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 38, n. 87, p. 21-33, jul./set. 1962. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/fran/artigos/uma.html. Acesso em: 21 nov. 2022.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007. (Série Pesquisa, v. 5).

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. 18. ed. New York: Cambridge University, 2008.

WENGER, Etienne. Comunidades de práctica: Aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Ediciones Paidós, 2011.

WENGER, Etienne. Toward a theory of cultural transparency: elements of a social discourse of the visible and the invisible. 1990. 209 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of California, Irvine, 1990. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/1s31f7wf. Acesso em: 21 nov. 2022.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2023-04-13

Comment citer

CAPOBIANGO, S.; LEITE, V. F. A. Formação Continuada em Uma Escola de Educação Integral em Tempo Integral: engajamento e empreendimento conjunto. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 253–270, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p253-270. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15754. Acesso em: 21 nov. 2024.