Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230Mots-clés :
Literatura infantil digital, Oralidade, Cultura digitalRésumé
O objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética.
Téléchargements
Références
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BLOCH, Serge. A grande história do pequeno traço. Paris: Bachibouzouk, 2018. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lamanufacture.ghpt&hl=pt_PT&gl=US (Versão para Android)
BONAGAMBA, Camina. Leitura compartilhada de histórias e aprendizagem de palavras em crianças típicas e com Síndrome de Down. Avances en Psicología Latinoamericana, 37(1), 73-88, 2019 Doi: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5975. Acesso em: 10 mai. 2022.
COLOMER, Teresa. Introducción a la literatura infantil y juvenil actual. Madrid : Síntesis, 2010. 252 p.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1994.
CHARTIER, Roger. The cultural uses of print in early modern France. Princeton: Princeton University Press, 1987.
ELLIS, Alec. A history of children's reading and literature. Oxford: PERGAMON PRESS, 1963.
ESTÉS, Clarissa Pínkola. Mulheres que correm com lobos. São Paulo: Rocco, 2018.
FLORES, Leonardo. Digital Poetry. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J. The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2014, p. 155-161.
HARTLEY, John. After Ongism. The evolution of networked intelligence. In: ONG, Walter. Orality and Literacy: The Technologizing of the Word. London; New York, Routledge, 2012.
GILLIG, Jean-marie. El cuento en la pedagogia y en la reeducacion. Cidade do México, FDE, 2004
GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 21, n. 22, p. 26-45, 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 26 abr. 2022.
HOEL, Trude; TØNNESSEN, Elise Seip. Designing Dialogs Around Picture Book Apps. In: KIM, Ji Eun; HASSINGER-DAS. Reading in the Digital Age: Young Children’s Experiences with E-books. Cham, Switzerland: Springer, 2019, p. 197-216.
JEFFERS, O. The heart and the bottle. Nova Iorque: Penguim Group, 2011 (Versão para Ipad).
KRESS, Gunther R. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London: Routledge, 2010.
MALZONI, Isabel; ESTEVES, Cecília. Quanto bumbum! São Paulo: ed. Caixote, 2016 (Versão para Ipad).
MENOTTI, Ana Rubia Saes, DOMENICONI, Camila e COSTA, Aline Roberta. Da Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada. CoDAS [online]. 2020, v. 32, n. 1 . Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018294. Acesso em: 25 Abril 2022
MEEK, Margaret. En torno a la cultura escrita. México: Fondo de Cultura Económica. 2004.
MORAES, Giselly Lima de. Trilha sonoras de aplicativos literários para crianças e educação literária. Tese (doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2016.
MORAES, Giselly Lima de. Os recursos sonoros na literatura infantil digital: um breve estudo sobre a presença da voz nos aplicativos. Leitura: Teoria & Prática. 37. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/748. Acesso em: 17 jun. 2022
NOBLE, Claire; SALA Giovanni; PETER, Michelle; Lingwood, Jamie; ROWLAND, Caroline; GOBET, Fernand; PINE, Julian . The impact of shared book reading on children's language skills: A meta-analysis. Educacional Research Review, N. 18, set. 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X18305116. Acesso em: 18 jun. 2022.
ONG, Walter J. Orality and Literacy: The Technologizing of the Word. London; New York: Routledge, 1982.
REYNOLDS, Kimberley. Children’s Literature: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2011.
REVELLE, Glenda L. et al. Technology Support for Adults and Children Reading Together: Questions Answered and Questions Raised. In: KIM, Ji Eun; HASSINGER-DAS, Brenna . Reading in the Digital Age: Young Children’s Experiences with E-books. Cham, Switzerland: Springer, 2019, p. 103-134.
RUSSELL, David L. Literature for Children: a Short Introduction. 8º ed. New Jersey: Pearson, 2014.
SANTOS, Luciene Souza. A Emília que mora em cada um de nós: a constituição do professor-contador de histórias. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2013.
STONE, Jon; SMOLLIN, Michael. The monster at end of this book. Editora Sesame Street, 2011. Versão 1.0.0 (2020). Aplicativo disponível para dispositivos iPhone e iPad e para dispositivos Android.
TOMOPOULOS, Suzy; KLASS, Perri; MENDELSOHN, Alan L.. Electronic Children’s Books: Promises Not Yet Fulfilled. Pediatrics, Apr.143 (4), 2019. Acesso em: 24 jun. 2022.
WIESNER, David. Spot. Disponível em: <https://itunes.apple.com/us/app/david-wiesnersspot/id963746523?mt=8> Houghton Mifflin Harcourt, 2015 (versão para Ipad). Acesso em: 12 mai. 2022.
WOLDE, Gunilla. Marina está do contra. São Paulo: ed. Caixote, 2017 (Versão para Ipad).
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000, 137 p.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017