A ontologia humana enquanto referência para uma educação popular emancipatória
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p107-120Mots-clés :
Ontologia humana. Princípio educacional. Educação. Subjetividade.Résumé
Este ensaio partiu de uma questão aparentemente resolvida, qual seja, a de que todos têm clareza do que seja o ser humano, já que os textos educacionais raramente colocam em questão a necessidade de fazer este esclarecimento. O objetivo deste ensaio é explicitar a assunção dos atributos humanos em Marx enquanto princípios didáticopedagógicos na perspectiva de uma concepção de Educação Popular emancipatória.
Partimos da tese de que a assunção da ontologia humana como pilar para se desenvolver e afirmar as diversas referências identitárias livra o ser humano da possibilidade de reproduzir em sua práxis social a lógica reificante do Capital. Assumir a ontologia humana como referência para o estabelecimento de uma práxis social e educacional emancipatória implica na assunção dos atributos humanos como princípios didáticopedagógicos, quais sejam, o trabalho, a consciência, a universalidade, a sociabilidade e a liberdade. Esta decisão exigirá uma atitude de reconhecimento humano do educando, bem como do acolhimento de suas referências identitárias e modos de interpretar o real como necessários e legítimos à formação humana do educando e de si mesmo.
Téléchargements
Références
ARROYO, M. G. Indagações sobre currículo– educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2014.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1967.
______. Educação e mudança. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1979.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HEGEL, Fridirch W. G. Fenomenologia do espírito,2004. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu006698.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.
HEYDORN, Heinz-Joachim. Gesamtes Werk. Vaduz,Liechtenstein: Topos Verlage, 1995.
LIMA, Eduardo Sales de. Paulo Freire: a pedagogia de uma vida. Brasil de Fato, São Paulo, 03 maio 2007. Disponível em: <http://www.brasildefato.com.br/node/2509>. Acesso em: 10 abr. 2015.
MÁRKUS, G.: Anthropology and marxism. Assen: Van Gorcum, 1978.
MARX, K. Thesen über Feuerbach. In: MARX, K; ENGELS, F. Gesamtes Werk. Band 03. Berlin: Dietz Verlag, 1968a.
______. Die Grundrisse der politischen Ökonomie. In: MARX, K; ENGELS, F. Gesamtes Werk. Berlin: Dietz Verlag, 1968b.
______. Método da Economia Política. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/documento11Documento.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2015.
______. Zur Kritik der Hegelschen Rechtsphilosophie. In: MARX, K; ENGELS, F. Gesamtes Werk. Band. 1. Berlin: Dietz Verlag, 1968c.
______. Formen, die der kapitalistischen Produktion vorhergehen. In: MARX, K; ENGELS, F. Gesamtes Werk. Berlin: Dietz Verlag, 1968d. s. 396.
______. Die Pariser Manuskripten. Berlin: Dietz Verlag, 1968e.
______. Die Verhandlungen des 6. rheinischen Landtags. Berlin: Dietz Verlag, 1968f.
______. O método da Economia Poítica, 2010. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/
arquivos_biblioteca/documento11Documento.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.
______. Die Deutsche Ideologie. In: MARX, K; ENGELS, F. Gesamtes Werk. Band 3. Berlin: Dietz Verlag, 1968g.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017