Educação popular e o discurso da economia política eurocêntrica

Auteurs-es

  • Diogo Marques Tafuri Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p63-74

Mots-clés :

Educação popular. Economia política. Eurocentrismo.

Résumé

Partindo de um posicionamento epistemológico que considere as práticas educativas para além das relações pedagógicas empreendidas no sistema educacional, e reconhecendo que conhecimentos são também edificados no interior de práticas sociais não escolares, este ensaio tem por objetivo fundamentar teoricamente os nexos estabelecidos entre as formas de agir e pensar economicamente dos grupos populares no bojo da elaboração histórico-cultural com a qual produzem simbólica e materialmente a própria existência, e o sistema de categorias advindo dos paradigmas da Economia Política moderna e eurocêntrica. Por meio da revisão de literatura relativa à temática, argumentamos sobre a relevância de tomarmos a ação econômica popular
enquanto prática social conformadora dos modos como tais pessoas se educam para a vida. Realizando a reconstituição histórica dos fundamentos epistemológicos da Economia Política contemporânea, buscamos problematizar a natureza construída de tais experiências educativas a partir da existência e funcionamento de sistemas ideológicos historicamente estabelecidos. Por fim, tecemos algumas considerações acerca das práticas sociais populares e suas relações de saber-poder com a perspectiva eurocêntrica de modernidade.

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Diogo Marques Tafuri, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador Executivo do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Formação, Estudos e Intervenção em Economia Solidária (UFSCar).

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar.

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Publié-e

2015-06-19

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TAFURI, D. M.; GONÇALVES JUNIOR, L. Educação popular e o discurso da economia política eurocêntrica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 63–74, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p63-74. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1307. Acesso em: 17 juill. 2024.