Educação popular e o discurso da economia política eurocêntrica

Autores/as

  • Diogo Marques Tafuri Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p63-74

Palabras clave:

Educação popular. Economia política. Eurocentrismo.

Resumen

Partindo de um posicionamento epistemológico que considere as práticas educativas para além das relações pedagógicas empreendidas no sistema educacional, e reconhecendo que conhecimentos são também edificados no interior de práticas sociais não escolares, este ensaio tem por objetivo fundamentar teoricamente os nexos estabelecidos entre as formas de agir e pensar economicamente dos grupos populares no bojo da elaboração histórico-cultural com a qual produzem simbólica e materialmente a própria existência, e o sistema de categorias advindo dos paradigmas da Economia Política moderna e eurocêntrica. Por meio da revisão de literatura relativa à temática, argumentamos sobre a relevância de tomarmos a ação econômica popular
enquanto prática social conformadora dos modos como tais pessoas se educam para a vida. Realizando a reconstituição histórica dos fundamentos epistemológicos da Economia Política contemporânea, buscamos problematizar a natureza construída de tais experiências educativas a partir da existência e funcionamento de sistemas ideológicos historicamente estabelecidos. Por fim, tecemos algumas considerações acerca das práticas sociais populares e suas relações de saber-poder com a perspectiva eurocêntrica de modernidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diogo Marques Tafuri, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador Executivo do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Formação, Estudos e Intervenção em Economia Solidária (UFSCar).

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar.

Citas

ALCALDE, B. F. K. Ensaios sobre educação no Brasil: igualdade de oportunidades e rendimentos dos egressos das universidades públicas. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós- Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas, Porto Alegre, 2013.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

BUCHMANN, G. Interação entre educação, fecundidade e economia política e suas consequências para distribuição de renda. 2007. 61 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Departamento de Economia, Pontifícia

Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), Rio de Janeiro, 2007.

CARDOSO, F. dos R. Educação superior e crescimento econômico. 2006. 76 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal

do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

DIAS, P. V. M. Economia política da educação de massas: a escola pública como condição geral de produção do capital. 2010. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

DUSSEL, E. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular. In: ______. Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997. p. 121-152.

______. Transmodernidad e interculturalidad (interpretación desde la filosofia de la libertación). México City: UAM, 2005.

______. 16 tesis de economía política: interpretación filosófica. México: Siglo XXI Editores, 2014.

FAGNANI, E. Brasil: dois projetos em disputa. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 7, n. 84, julho de 2014.

FIORI, E. M. Educação Libertadora. In: ______. Textos escolhidos. Educação e Política. Vol. II. Porto Alegre: L&PM, 1991. p. 83-95.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra,

b.

LAMEZA, J. O. de. A expansão do ensino superior privado no Brasil e a participação do financiamento estatal (1995–2004). 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Economia Política) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

LINS, L. M. Educação e economia: um estudo da relação entre estrutura produtiva e demandas educacionais nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

MANCE, E. A. Redes de colaboração solidária– Aspectos Econômico-Filosóficos: Complexidade e Libertação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MARTINS, J.; BICUDO, M. A. da V. A pesquisa qualitativa em psicologia, fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo: Moraes/EDUC, 1989.

MÜLLER, L. H. A. Políticas de inclusão e de educação financeira. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 37., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: ANPOCS, 2013.

MÜLLER, L. H. A.; WILKIS, A. Etnografias de práticas econômicas: reflexões sobre fronteiras sociais. Civitas, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 373-375, set./dez. 2010.

NEIBURG, F. Os sentidos sociais da economia. In: MARTINS, C. B.; DUARTE, L. F. D. (Coord.). Horizontes das ciências sociais no Brasil – Antropologia. São Paulo: ANPOCS/Barcarolla/Discurso Editorial, 2010. p. 1-34.

OLIVEIRA, M. W. de. Et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisas em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W. de; SOUSA, F. R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014. p. 29-46.

PAULANI, L. M. Modernidade e discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 107-130. (Colección Sur Sur).

SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SANTOS, B. de S.; MENESES, M. D. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, F. R. Tecnocracia capitalista: fundamentos e implicações para a educação. 2014. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sãso Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 2014.

SCIRÉ, C. D. de O. Financeirização da pobreza: crédito e endividamento no âmbito das práticas populares de consumo. Teoria & Pesquisa, São Carlos, SP, v. 20, n. 1, p. 65-78, 2011.

SILVA, P. B. G. Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do limoeiro. 1987. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1987.

SILVEIRA, M. L. Finanças, consumo e circuitos da economia urbana na cidade de São Paulo. Caderno CRH, Salvador, v. 22, n. 55, p. 65-76, jan./abr. 2009.

TAFURI, D. M. A experiência educativa da gestão de um banco comunitário na periferia de São Carlos/SP. 2014. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos,

SP, 2014.

VALLA, V. V. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Educação e Realidade, v. 21, n. 2, p. 177-190, 1996.

WALTENBERG, F. D. Análise econômica de sistemas educativos: uma resenha crítica da literatura e uma avaliação empírica da iniqüidade do sistema educativo brasileiro. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2003.

______. Teorias econômicas de oferta de educação: evolução histórica, estado atual e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 117-136, jan./abr. 2006.

ZIMMER, R. As relações entre educação, geração de renda e ocupações no estado do Rio Grande do Sul. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Economia, Porto Alegre, 2011.

Publicado

2015-06-19

Cómo citar

TAFURI, D. M.; GONÇALVES JUNIOR, L. Educação popular e o discurso da economia política eurocêntrica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 63–74, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p63-74. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1307. Acesso em: 23 nov. 2024.