COINVESTIGAR A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE COEMPREENDER

Autores

  • Bento Duarte Silva Universidade do Minho (Braga/Portugal)
  • Karine Pinheiro Souza Seduc- CE

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p55-68

Palavras-chave:

Investigar a distância. Redes educativas online. Tecnologias de comunicação ubíqua. Coinvestigação. Coempreender.

Resumo

No quadro de um projeto de investigação-ação sobre TIC e Empreendedorismo, este artigo apresenta o recorte da validação de conceitos sobre empreender em rede (coempreender). Este processo foi realizado na fase de reflexão, a qual, pelo fato dos diversos atores implicados se encontrarem em lugares diversos (Inglaterra, Portugal e Brasil), apenas podia ser conseguido recorrendo às tecnologias da comunicação ubíqua. Assim, neste artigo, efetuamos o relato dessa experiência de forma a averiguar até que ponto as tecnologias da comunicação ubíqua permitem e favorecem o processo de coinvestigação a distância. Com fundamento na teorização na Educação a Distância em tempos da Cibercultura e da construção do conhecimento nas redes educativas online, a metodologia de pesquisa aproximou-se da estratégia de um grupo focal online e da coinvestigação (OKADA, 2014). Os participantes constituíram uma comunidade de investigação, usando as tecnologias de comunicação assíncrona (fórum, 13 participantes) e síncrona (webconferência, 10 participantes) para consolidar as categorias do coempreender. No tratamento de dados recorremos à sociometria e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que tecnologias da comunicação ubíqua revelaram-se à altura do objetivo pretendido, pois, apesar da distância e dos participantes se encontrarem em lugares diferentes, foi possível construir conhecimento sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Duarte Silva, Universidade do Minho (Braga/Portugal)

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Doutorado em Ciências da Educação– Tecnologia Educativa.

Referências

ABREU, Nelsio Rodrigues; BALDANZA, Renata Francisco; GONDIM, Sônia. Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. In: Journal of Information Systems and Technology Management, v. 6, n. 1, p. 05-24, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807--17752009000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2014.
BERNERS-LEE, Tim. The worl wide web: past, present and future. 1996. Disponível em: <http://www.w3.org/People/Berners-Lee/1996/ppf.html>. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. The future of the world wide web. 2007. Disponível em: <http://dig.csail.mit.edu/2007/03/01-ushouse--future-of-the-web>. Acesso em: 10 jul. 2012.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I – A sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
______. A galáxia internet. Reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
DEPONTI, Cidonea Machado. Teoria do Ator- Rede (ANT): reflexões teóricas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 4, Brasília, DF, 2008. Anais... Brasília, DF: ANPPAS, 2008. Disponível em: <http://www.anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/GT15-73-1820080418104132.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013.
FAYOLLE, Alan (Ed.). Handbook of research in entrepreneurhip education. vol. 2. Contextual perspectives. Cheltenham: Edward Elgar, 2007.
FILLION, Louis; DOLABELA, Fernando. Tke making of a revolution in Brazil: the introduction of entrepreneurrial pedagogy in the early stages of education. In: FAYOLLE, Alan (Ed.). Handbook of research in entrepreneurhip education. vol. 2. Contextual perspectives. Cheltenham: Edward Elgar, 2007. p. 13-39.
FOX, David. El proceso de investigación en educación. Pamplona: Universidade de Navarra, 1981.
GALEFFI, Dante, MODESTO, Maria Aparecida, SOUZA, Cláudio Reynaldo (Org.). Epistemologia, construção e difusao do conhecimento. Perspectivas em Ação. Salvador: EDUNEB, 2011
GARRISON, D. R. Three generation of technological innovations in distance education. Distance Education, v.6, n. 2, p. 235-241, 1985.
GIBSON, William. Neuromante. Lisboa: Gradiva, 2004.
GOMES, Maria João. Gerações de inovação tecnológica no ensino a distância. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 1, p. 137-156, 2003.
______. Na senda da inovação tecnológica na educação a distância. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 42, n. 2, p. 181-202, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/8073>. Acesso em: 20 jun. 2012.
HALMANN, Adriane; PRETTO, Nelson. Bordas de nuvens: episteme emergente na produção e difusão do conhecimento na web 2.0. In: GALEFFI, Dante, MODESTO, Maria Aparecida, SOUZA, Cláudio Reynaldo (Org.). Epistemologia, construção e difusão do conhecimento. Perspectivas em Ação. Salvador: EDUNEB, 2011. p. 219-248.
KEEGAN, Desmond. The future of learning: from eLearning to mLearning. 2002. Disponível em: <http://learning. ericsson.net/mlearning2/project_one/book.html>. Acesso em: 20 jun. 2008.
KURATKO, Donald. Entrepreneuship: theory, process, practice. South Wester: Cengage Learning, 2013.
KURZWEIL, Ray. The singularity is near: when humans transcend biology. New York: Viking Penguin, 2005.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.
LAW, John. Notes on the theory of the Actor-Network: ordering, strategy and heterogeneity. Systems Practice, v. 5 p.379-393, 1992. Disponível em: <http://link.springer.com/article/10.1007%2FBF01059830>. Acesso em: 20 set. 2013.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
______. Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
LOPES, Rose Mary (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. São Paulo: Sebrae, 2010.
MANYKA, James. et. al. Disruptives technologies: advances that will transform life, business, and the global economy. McKinsey Global Institute. Full report, 2013. Disponível em: <http://www.mckinsey.com/insights/business_technology/disruptive_technologie>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância. Uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.
NEGROPONTE, Nicholas. Being digital. New York: Alfred Knopf, 1995.
OKADA, Alexandra. Competências chave para coaprednizagem na era digital. Fundamentos, métodos e aplicações. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
O’REILLY, Tim. What is Web 2.0 – Design patterns and business models for the next generation of software. 2005.
Disponível em: <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em: 20 jul. 2012.
SAMPAIO, Renelson; SILVA, Rogério. Compartilhando saberes. In: SAMPAIO, Renelson; SOUZA, Claudio; SILVA, Rogério (Org.). Construção do conhecimento em organizações na perspectiva das Redes Sociais. Salvador: EDUNEB. 2013. p. 27-50.
SAMPAIO, Renelson; SOUZA, Claudio; SILVA, Rogério (Org.). Construção do conhecimento em organizações na perspectiva das Redes Sociais. Salvador: EDUNEB. 2013.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua. Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santos Tirso: Whitebooks, 2014.
SARKAR, Soumodip. Empreendedorismo e inovação. Lisboa: Escolar, 2014.

Publicado

2015-12-04

Como Citar

SILVA, B. D.; PINHEIRO SOUZA, K. . COINVESTIGAR A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE COEMPREENDER. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 55–68, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p55-68. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12093. Acesso em: 29 mar. 2024.