Jogar, analisar, criar jogos e refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p158-180

Mots-clés :

Jogos digitais, Game design, Letramento midiático, Formação docente, Mídias

Résumé

Esta pesquisa investiga metodologias e práticas pedagógicas inovadoras na produção e aplicação do Game Comenius, em situações de aprendizagem formal e informal, que levem à formação com, sobre e através das mídias de estudantes de licenciatura e professores, tendo por guia os letramentos; o design e a aprendizagem baseada em jogos digitais e a formação docente inicial e continuada. A metodologia aplica a Design-Based Research (DBR), em um processo iterativo de investigação, criação, produção e avaliação, sendo o jogo realimentado pelas informações dos atores que o testam em oficinas, cujos resultados são devolvidos ao design, gerando melhorias no protótipo a ser testado em novos ciclos de formação. A produção de dados durante as oficinas é feita por questionários e produção de narrativas. Os resultados de produção de diversos formatos do Game e da formação de dezenas de cursistas sugerem que é possível jogar, analisar, criar jogos e ainda refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas.

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Biographie de l'auteur-e

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFSC). Líder do grupo de pesquisa EDUMÍDIA. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publié-e

2021-11-19

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CRUZ, D. M. Jogar, analisar, criar jogos e refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 158–180, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p158-180. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11830. Acesso em: 29 nov. 2024.