Educação, Tecnologias e Inovação Pedagógica

em busca do Interativismo Colaborativo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p226-240

Mots-clés :

Tecnologias Digitais de Informação Comunicação e Expressão, Teorias de Ensino-Aprendizagem, Interativismo colaborativo

Résumé

Interagir e colaborar: palavras-chave incontornáveis para os novos contextos educativos delimitados por Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE). Neste artigo, apresentamos relato de uma abordagem empírica, sob a forma de uma pesquisa de síntese, realizada junto a estudantes e professores do ensino fundamental, com foco nas seguintes questões: como devem evoluir as relações educativas colaborativas mediadas por TICE? Quais as vias de inovação educativa proporcionadas pelas redes sociais? Como novas modalidades de ensino, como o e-learning, podem promover interações do indivíduo com seu contexto? Que ressignificações são necessárias na educação formal dada a cultura imagética emergente? Que transposição didática pode subsidiar a integração de TICE na educação? Os resultados apontam para a necessidade de se avançar na formatação de uma teoria de ensino-aprendizagem suscetível de abarcar novas formas de ensinar e de aprender delimitadas pela trilogia educação-tecnologias-inovação.

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Biographie de l'auteur-e

Gilberto Lacerda dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutorado em Educação pela Université Laval, Canadá. Professor Titular do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil. E-mail: glacerda@unb.br

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Publié-e

2021-11-19

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SANTOS, G. L. dos. Educação, Tecnologias e Inovação Pedagógica: em busca do Interativismo Colaborativo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 226–240, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p226-240. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11741. Acesso em: 30 déc. 2024.