Perro viejo (2005) de Teresa Cárdenas e a perspectiva étnico-racial na aula de ELE

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p103-117

Mots-clés :

Ensino de espanhol. Identidade étnico-racial. Diáspora. Perro viejo.

Résumé

Neste texto pretendo discutir sobre a importância de se promover um ensino de espanhol língua estrangeira (ELE) inclusivo “de nossas referências étnico-raciais” (LIMA, 2015, p. 25) e que proponho aqui a partir de um trabalho pedagógico com o romance infanto-juvenil Perro viejo (2005), da escritora afro-cubana Teresa Cárdenas, a ser realizado com estudantes do Ensino Médio, considerando as possibilidades que a obra oferece para o exercício de uma prática docente sensível às identidades que compõem a sala de aula e pautada no resgate da memória da diáspora negra na América Latina. Para justificar a pertinência desse trabalho, retomo o debate promovido por intelectuais negros, como Nazaré Lima, Florentina Souza, Petronilha Silva, Ione Jovino, Sueli Carneiro, Nilma Lino, Luis Alberto Gonçalves, Stuart Hall e Achile Mbembe sobre temas como representação, diáspora, e acesso da população negra à educação, ensino e aprendizagem em perspectiva étnico-racial.

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Biographie de l'auteur-e

Josenildes Freitas, UFBA

Doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (USP). Integrante do projeto de pesquisa EtniCidades: Escritoras/es afro-latinas/os 2, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA/UFBA). Professora Assistente no Setor de Espanhol do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

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Publié-e

2021-06-30

Comment citer

FREITAS, J. Perro viejo (2005) de Teresa Cárdenas e a perspectiva étnico-racial na aula de ELE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 103–117, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p103-117. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11068. Acesso em: 22 nov. 2024.