A LINGUAGEM DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE CURSOS A DISTÂNCIA

Auteurs-es

  • Vera Horn Università Ca’ Foscari di Venezia.

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p119-130

Mots-clés :

Material didático impresso, Linguagem, Dialogismo

Résumé

Este artigo tem como objetivo demonstrar a relevância da linguagem na concepção de materiais didáticos impressos e seu papel mediador em cursos a distância. Descreve a necessidade, já apontada pelos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (BRASIL, 2007), de conceber um material didático impresso que detenha características próprias e não seja um apêndice dos cursos presenciais. Para isso, ele
deverá ser dinâmico e apresentar-se como um diálogo com o aluno, de modo a promover a autonomia do educando e a responsabilização deste pelo processo de aprendizagem,
fundamental em cursos desenvolvidos na modalidade a distância. Para refletir sobre a relevância da linguagem na concepção e elaboração de materiais didáticos impressos,
usamos os conceitos bakhtinianos de dialogismo, interação verbal e gêneros do discurso a partir das obras Marxismo e filosofia da linguagem(BAKHTIN, 2006) e Estética da criação verbal(BAKHTIN, 1997). Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é preciso atentar para a importância da aproximação do discurso científico escrito às condições do discurso narrativo (oral), para a adoção de
uma concepção de linguagem que conduza o educando à construção do conhecimento e para a utilização de recursos linguísticos que de fato favoreçam a interação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Vera Horn, Università Ca’ Foscari di Venezia.

Doutora em Estudos de Italianística pela Università di Pisa, Itália. Professora de Língua Portuguesa na Università Ca’ Foscari di Venezia.

Références

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: ABED / FGV online/ UNINTER, 2013. Disponível em: <http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2014.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BELISÁRIO, Aluizio. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2006.

BRAIT, Beth. Interação, gênero e estilo. In: PRETI, Dino. Interação na fala e na escrita. São Paulo: FFLCH/Humanitas, 2002. p. 126-157.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ReferenciaisdeEAD.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

______. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

CATAPAN, Araci Hack et al. Uma metodologia para elaboração de material didático para EAD. Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010230351.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.

CAZAROTO, C. A interação a distância: recursos textuais empregados em EAD. In: COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 3., 2007, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2007. p. 1257-1266. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/018.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

CRESCITELLI, Mercedes Fátima Canha; CAMPOS, Karlene Socorro da Rocha. A escrita do material didático virtual. In: BASTOS, Neusa Maria de Oliveira Barbosa (Org.). Língua portuguesa - Reflexões Lusófonas. São Paulo: EDUC, 2006. p. 317-334.

ECO, Umberto. Lector in fabula. Trad. de Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 1985.

HATOUM, M. Por que traduzi Flaubert. 2012. Disponível em: <http://www.miltonhatoum.com.br/do-autor/traducoes-do-autor/por-que-traduzi-flaubert>. Acesso em: 30 jan. 2014.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MILL, D. Educação virtual e virtualidade digital: trabalho pedagógico na educação a distância na idade mídia. In: SOTO, U.; MAYRINK, M. F.; GREGOLIN, I. V. (Org.). Linguagem, educação e virtualidade. Experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica-UNESP, 2009. p. 29-51.

MOORE, M. G. Editorial: three of interaction. American Journal of Distance Education, v. 3, n. 2, 1989. Disponível em: <http://www.ajde.com/Contents/vol3_2.htm#editorial>. Acesso em: 10 jan. 2014.

MOORE, Michael, KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.

MORAN, J. M.. Avaliação do Ensino Superior a Distância no Brasil. São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2014.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

PRETI, Dino. Interação na fala e na escrita .São Paulo: FFLCH/Humanitas, 2009.

RONDELLI, E. Material didático: interatividade é fundamental. Universo EAD – Mercado. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/novembro06/mercado/mercado.htm>. Acesso em: 10 jan. 2014.

SANCHEZ, F. (Coord.). Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância (ABRAED) 2008. São Paulo: Instituto Monitor, 2008. Disponível em <http://www.abraead.com.br/default.asp>. Acesso em: 10 jan. 2014.

SILVA, Ivanda Maria Martins. Elaboração de materiais didáticos para educação a distância. Eutomia – Revista Online de Literatura e Linguística, ano 4, v. 1, p. 316-338, jul. 2011. Disponível em: <http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano4-Volume1/linguistica/LINGIMARTINS.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2014.

SOUSA, Rosineide. M. de. Gênero discursivo mediacional. Universidade Católica de Brasília, 2009. Disponível em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/116.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

TEZZA, C. Material didático – um depoimento. Educar em Revista, Curitiba, n. 20, p. 35-42, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.cristovaotezza.com.br/textos/palestras/p_materialdidatico.htm>. Acesso em: 10 jan. 2014.

Comment citer

HORN, V. A LINGUAGEM DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE CURSOS A DISTÂNCIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 119–130, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p119-130. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1032. Acesso em: 24 nov. 2024.