A LINGUAGEM DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE CURSOS A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p119-130Palabras clave:
Material didático impresso, Linguagem, DialogismoResumen
Este artigo tem como objetivo demonstrar a relevância da linguagem na concepção de materiais didáticos impressos e seu papel mediador em cursos a distância. Descreve a necessidade, já apontada pelos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (BRASIL, 2007), de conceber um material didático impresso que detenha características próprias e não seja um apêndice dos cursos presenciais. Para isso, ele
deverá ser dinâmico e apresentar-se como um diálogo com o aluno, de modo a promover a autonomia do educando e a responsabilização deste pelo processo de aprendizagem,
fundamental em cursos desenvolvidos na modalidade a distância. Para refletir sobre a relevância da linguagem na concepção e elaboração de materiais didáticos impressos,
usamos os conceitos bakhtinianos de dialogismo, interação verbal e gêneros do discurso a partir das obras Marxismo e filosofia da linguagem(BAKHTIN, 2006) e Estética da criação verbal(BAKHTIN, 1997). Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é preciso atentar para a importância da aproximação do discurso científico escrito às condições do discurso narrativo (oral), para a adoção de
uma concepção de linguagem que conduza o educando à construção do conhecimento e para a utilização de recursos linguísticos que de fato favoreçam a interação.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: ABED / FGV online/ UNINTER, 2013. Disponível em: <http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2014.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BELISÁRIO, Aluizio. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2006.
BRAIT, Beth. Interação, gênero e estilo. In: PRETI, Dino. Interação na fala e na escrita. São Paulo: FFLCH/Humanitas, 2002. p. 126-157.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ReferenciaisdeEAD.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.
______. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.
CATAPAN, Araci Hack et al. Uma metodologia para elaboração de material didático para EAD. Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010230351.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.
CAZAROTO, C. A interação a distância: recursos textuais empregados em EAD. In: COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 3., 2007, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2007. p. 1257-1266. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/018.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.
CRESCITELLI, Mercedes Fátima Canha; CAMPOS, Karlene Socorro da Rocha. A escrita do material didático virtual. In: BASTOS, Neusa Maria de Oliveira Barbosa (Org.). Língua portuguesa - Reflexões Lusófonas. São Paulo: EDUC, 2006. p. 317-334.
ECO, Umberto. Lector in fabula. Trad. de Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 1985.
HATOUM, M. Por que traduzi Flaubert. 2012. Disponível em: <http://www.miltonhatoum.com.br/do-autor/traducoes-do-autor/por-que-traduzi-flaubert>. Acesso em: 30 jan. 2014.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MILL, D. Educação virtual e virtualidade digital: trabalho pedagógico na educação a distância na idade mídia. In: SOTO, U.; MAYRINK, M. F.; GREGOLIN, I. V. (Org.). Linguagem, educação e virtualidade. Experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica-UNESP, 2009. p. 29-51.
MOORE, M. G. Editorial: three of interaction. American Journal of Distance Education, v. 3, n. 2, 1989. Disponível em: <http://www.ajde.com/Contents/vol3_2.htm#editorial>. Acesso em: 10 jan. 2014.
MOORE, Michael, KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.
MORAN, J. M.. Avaliação do Ensino Superior a Distância no Brasil. São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2014.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
PRETI, Dino. Interação na fala e na escrita .São Paulo: FFLCH/Humanitas, 2009.
RONDELLI, E. Material didático: interatividade é fundamental. Universo EAD – Mercado. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/novembro06/mercado/mercado.htm>. Acesso em: 10 jan. 2014.
SANCHEZ, F. (Coord.). Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância (ABRAED) 2008. São Paulo: Instituto Monitor, 2008. Disponível em <http://www.abraead.com.br/default.asp>. Acesso em: 10 jan. 2014.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Elaboração de materiais didáticos para educação a distância. Eutomia – Revista Online de Literatura e Linguística, ano 4, v. 1, p. 316-338, jul. 2011. Disponível em: <http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano4-Volume1/linguistica/LINGIMARTINS.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2014.
SOUSA, Rosineide. M. de. Gênero discursivo mediacional. Universidade Católica de Brasília, 2009. Disponível em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/116.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.
TEZZA, C. Material didático – um depoimento. Educar em Revista, Curitiba, n. 20, p. 35-42, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.cristovaotezza.com.br/textos/palestras/p_materialdidatico.htm>. Acesso em: 10 jan. 2014.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017