O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL: APRENDER ONLINENO CURSO DE EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Lúcia Amante Universidade Aberta-UAb
  • Pedro Cabral Universidade Aberta - UAb

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p66-72

Mots-clés :

Modelo pedagógico, Aprendizagem online, Design instrucional, Avaliação

Résumé

Apresentamos neste texto o percurso seguido ao longo de uma Unidade Curricular, integrada no 2º ano da graduação em Educação lecionada em regime onlinena Universidade Aberta (UAb), a universidade pública de educação a distância de Portugal. Nesta Unidade Curricular os estudantes são chamados a conceber e desenvolver um pequeno projeto de investigação que visa a iniciação ao desenvolvimento de competências base de pesquisa em contextos educacionais.
Tomando como base o modelo pedagógico virtual da UAb, a Unidade Curricular foi planeada tendo em conta a sua especificidade que apela à prática da investigação no
terreno. Pretende-se apresentar o designcurricular adotado, designadamente como foi alicerçado o percurso de aprendizagem na sala de aula virtual e como foi pensada a
interação entre estudantes de modo a promover a reflexão e partilha de saberes entre o grupo. A avaliação proposta foi pensada de modo a testar o desenvolvimento efetivo
das competências visadas, mas assumindo expressamente uma dimensão formadora, ou seja, constituindo-se como parte integrante do ato pedagógico e do processo de aprendizagem. À reflexão dos docentes sobre o desenvolvimento dos trabalhos
na Unidade Curricular, enquanto observadores participantes, junta-se a análise da perspectiva dos estudantes, avaliada por questionário, aplicado às duas turmas do curso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lúcia Amante, Universidade Aberta-UAb

Doutora em Educação pela Universidade Aberta - Portugal. Professora Auxiliar nesta Universidade. Investigadora no Laboratório de Educação a Distância e Elearning.

Pedro Cabral, Universidade Aberta - UAb

Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta - Portugal. Bolsista do Instituto de Educação da Universidade de
Lisboa. Doutorando em Educação da Universidade Aberta (Laboratório de Educação a Distância e Elearning).

Références

BRUNER, J. The role of dialogue in language acquisition. In: SINCLAIR, A.; JARVELLA, R.: LEVELT, W. J. M. (Ed.). The child’s conception of language. New York: Springer, 1978. p. 241-256.

GOMES, M. J.; AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. Avaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultados. Linhas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 10-28, 2012.

GUÀRDIA, L.; SANGRÀ, A.; MAINA, M. Case-based learning in VTLE: an effective strategy for improving learning design. In: BERNATH, U.; SANGRÀ, A. (Ed.). Research on competence development in online distance education and e-learning. Oldenburg: BIS-Verlag der Carl Von Ossietzky Universität Oldenburg, 2007. p. 191-209.

MATEO, J. Claves para el diseño de un nuevo marco conceptual para la medición y evaluación educativa. Revista de Investigación Educativa, v. 24, n. 1, p. 165-186, 2006.

MATEO, J.; SANGRÀ, A. Designing online learning assessment through alternative approaches: facing the concerns. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 2007. Disponível em: <http://www.eurodl.org/materials/contrib/2007/Mateo_Sangra.htm>. Acesso em: 20 out. 2014.

MORGAN, C.; O'REILLY, M. Assessing open and distance learners. Sterling, Va: Stylus Publishing, 1999.

PEREIRA, A. Et al. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

PEREIRA, A.; OLIVEIRA, I.; TINOCA, L. A cultura de avaliação: que dimensões? In: COSTA, F. Et al. (Ed.). Encontro Internacional TIC e Educação – TICeduca. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010.

PINTO J.; SANTOS, L. Modelos de avalição das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta, 2006.

SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem based learning: an instructional model and its constructivists framework. In: WILSON, B. (Ed.) Constructivist learning environments: case studies in instructional design. Englewood Clifs, NJ: Educational Technology Publications, 1996. p. 135-148.

WOOD, D.; BRUNER, J.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, n. 17, p. 89-100, 1976.

Comment citer

AMANTE, L.; CABRAL, P. O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL: APRENDER ONLINENO CURSO DE EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 66–72, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p66-72. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1028. Acesso em: 21 nov. 2024.