O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL: APRENDER ONLINENO CURSO DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p66-72Palabras clave:
Modelo pedagógico, Aprendizagem online, Design instrucional, AvaliaçãoResumen
Apresentamos neste texto o percurso seguido ao longo de uma Unidade Curricular, integrada no 2º ano da graduação em Educação lecionada em regime onlinena Universidade Aberta (UAb), a universidade pública de educação a distância de Portugal. Nesta Unidade Curricular os estudantes são chamados a conceber e desenvolver um pequeno projeto de investigação que visa a iniciação ao desenvolvimento de competências base de pesquisa em contextos educacionais.
Tomando como base o modelo pedagógico virtual da UAb, a Unidade Curricular foi planeada tendo em conta a sua especificidade que apela à prática da investigação no
terreno. Pretende-se apresentar o designcurricular adotado, designadamente como foi alicerçado o percurso de aprendizagem na sala de aula virtual e como foi pensada a
interação entre estudantes de modo a promover a reflexão e partilha de saberes entre o grupo. A avaliação proposta foi pensada de modo a testar o desenvolvimento efetivo
das competências visadas, mas assumindo expressamente uma dimensão formadora, ou seja, constituindo-se como parte integrante do ato pedagógico e do processo de aprendizagem. À reflexão dos docentes sobre o desenvolvimento dos trabalhos
na Unidade Curricular, enquanto observadores participantes, junta-se a análise da perspectiva dos estudantes, avaliada por questionário, aplicado às duas turmas do curso.
Descargas
Citas
BRUNER, J. The role of dialogue in language acquisition. In: SINCLAIR, A.; JARVELLA, R.: LEVELT, W. J. M. (Ed.). The child’s conception of language. New York: Springer, 1978. p. 241-256.
GOMES, M. J.; AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. Avaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultados. Linhas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 10-28, 2012.
GUÀRDIA, L.; SANGRÀ, A.; MAINA, M. Case-based learning in VTLE: an effective strategy for improving learning design. In: BERNATH, U.; SANGRÀ, A. (Ed.). Research on competence development in online distance education and e-learning. Oldenburg: BIS-Verlag der Carl Von Ossietzky Universität Oldenburg, 2007. p. 191-209.
MATEO, J. Claves para el diseño de un nuevo marco conceptual para la medición y evaluación educativa. Revista de Investigación Educativa, v. 24, n. 1, p. 165-186, 2006.
MATEO, J.; SANGRÀ, A. Designing online learning assessment through alternative approaches: facing the concerns. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 2007. Disponível em: <http://www.eurodl.org/materials/contrib/2007/Mateo_Sangra.htm>. Acesso em: 20 out. 2014.
MORGAN, C.; O'REILLY, M. Assessing open and distance learners. Sterling, Va: Stylus Publishing, 1999.
PEREIRA, A. Et al. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.
PEREIRA, A.; OLIVEIRA, I.; TINOCA, L. A cultura de avaliação: que dimensões? In: COSTA, F. Et al. (Ed.). Encontro Internacional TIC e Educação – TICeduca. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010.
PINTO J.; SANTOS, L. Modelos de avalição das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta, 2006.
SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem based learning: an instructional model and its constructivists framework. In: WILSON, B. (Ed.) Constructivist learning environments: case studies in instructional design. Englewood Clifs, NJ: Educational Technology Publications, 1996. p. 135-148.
WOOD, D.; BRUNER, J.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, n. 17, p. 89-100, 1976.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017