Escola pública estatal e a formação humana

Autores/as

  • Eraldo Leme Batista Faculdade de Educação da Unicamp
  • Jeferson Anibal Gonzalez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Lidiane Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p327-342

Palabras clave:

Escola Pública, Conhecimento científico, Ensino aprendizagem.

Resumen

Neste artigo, buscamos analisar o papel da escola pública no processo de transmissão do conhecimento e sua importância para a formação plena do ser humano. Partimos do pressuposto que a escola pública é fundamental para a educação dos filhos da classe trabalhadora, porém, a compreendemos como espaço permanente de luta de classe. Neste sentido, consideramos importante a transmissão do conhecimento científico historicamente acumulado pela sociedade, pois é a partir de reflexões e análise sobre este saber científico que as crianças e jovens podem adquirir a consciência de classe, afastando-se da alienação. É por meio da conscientização da classe trabalhadora que se alcança o desmascaramento dos discursos ideológicos do Estado, revelando ainda o posicionamento que este toma ao “regular” os interesses antagônicos da sociedade capitalista. Por meio da pedagogia histórico-crítica e seu método materialista histórico dialético analisamos a educação emancipatória, pautando o artigo em autores como, Saviani, Freire, Marsiglia entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eraldo Leme Batista, Faculdade de Educação da Unicamp

1. Doutor em Educação pela Unicamp. Pós Doutorado em Educação (Política Educacional) pela UEM e Pós Doutorado em Educação (História da Educação) pela UNIOESTE. Pesquisador em História da Educação e Política Educacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: HISTEDBR. ORCID:0000-0003-0462-5350 Email: eraldo_batista@hotmail.com -

[1] Mestre em Educação pela Unicamp; Docente no IFSP/Campus Hortolândia – SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: HISTEDBR. ORCID: 0000-0002-7118-5132E-mail: jeferson.gonzalez@ifsp.edu.br

[1] Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes. Membro do Grupo de Estudos: Marxismo e Educação. ORCID: 0000-0002-4626-4453. E-mail: lidiane.teixeira@ifsuldeminas.edu.br

Jeferson Anibal Gonzalez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Hortolândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

Lidiane Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes. Membro do Grupo de Estudos Marxismo e Educação

Citas

ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea, Campo Grande MS, autores associados, (2001).

AMBROSINI, T. F. Educação e Emancipação Humana: uma fundamentação filosófica, Campinas, Histedbr online, n.47, p.378-391, Set.2012

CARVALHO, Saulo R. de; Martins, Lígia Mara. A sociedade Capitalista e a inclusão/exclusão. In: FACCI, Marilda G. D.; MEIRA, Eugênica M.; TULESKI, Silvana C. A exclusão dos “incluídos”: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá: Eduem, 2011, p. 17-35.

DUARTE, Newton. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.

LENIN, V. I. O Estado e a revolução. São Paulo: Hucitec, 1986.

FERNANDES, R. C. Privado, porém público: O terceiro setor na América Latina. 3ª edição. Rio de Janeiro. Relume-Dumará. 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio, Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora, Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun.2001.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

GARCIA, Rosalba M. C. Para além da “inclusão”: uma crítica às políticas educacionais contemporâneas. In: EVANGELISTA, Olinda. O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014, p. 101-140.

KUENZER, A. Z. Ensino Médio: as políticas do estado neoliberal, ed.4ª, São Paulo: Cortez, 2007.

MARSIGLIA, A. C. G. Pedagogia Histórico–Crítica: 30 anos, Campinas, SP: autores associados, 2011.

MARTINS, Lígia Márcia. “Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências”, In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 53-74.

MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. Trad. Rubens Enderle. - São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 1998

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PASQUALINI, J. C.; MAZZEU, L. T. Em defesa da escola: uma análise histórico-crítica da educação escolar, Educação em revista, v.9, 2008.

PONCE, A. Educação e luta de classes. 20ª ed. Trad. de José Severo de Camargo Pereira. São Paulo, Cortez, 2003.

SANTIAGO, A. R. F. Pedagogia Crítica e Educação Emancipatória na Escola Pública: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos, disponível <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/225/217> acesso em jan. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Filosofia da Educação: crise da modernidade e o futuro da filosofia da práxis.In: FREITAS, Marcos Cezar de. (org.). A reinvenção do futuro: trabalho,educação, política na globalização do capitalismo. 2. ed. São Paulo: Cortez;Bragança Paulista: USF-IFAN, 1999.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, D. A escola Pública no Brasil história e historiografia, Campinas SP: autores associados, 2005.

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil, Campinas SP, Autores Associados, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 59-85.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

TEIXEIRA, Lidiane. A Centralidade do Conceito de Conhecimento Tácito nas Políticas de Formação de Professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação. 2011. 159f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

BATISTA, E. L.; GONZALEZ, J. A. .; TEIXEIRA, L. . Escola pública estatal e a formação humana. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 327–342, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p327-342. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8617. Acesso em: 21 nov. 2024.