Escola pública estatal e a formação humana
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p327-342Keywords:
Escola Pública, Conhecimento científico, Ensino aprendizagem.Abstract
Neste artigo, buscamos analisar o papel da escola pública no processo de transmissão do conhecimento e sua importância para a formação plena do ser humano. Partimos do pressuposto que a escola pública é fundamental para a educação dos filhos da classe trabalhadora, porém, a compreendemos como espaço permanente de luta de classe. Neste sentido, consideramos importante a transmissão do conhecimento científico historicamente acumulado pela sociedade, pois é a partir de reflexões e análise sobre este saber científico que as crianças e jovens podem adquirir a consciência de classe, afastando-se da alienação. É por meio da conscientização da classe trabalhadora que se alcança o desmascaramento dos discursos ideológicos do Estado, revelando ainda o posicionamento que este toma ao “regular” os interesses antagônicos da sociedade capitalista. Por meio da pedagogia histórico-crítica e seu método materialista histórico dialético analisamos a educação emancipatória, pautando o artigo em autores como, Saviani, Freire, Marsiglia entre outros.
Downloads
References
ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea, Campo Grande MS, autores associados, (2001).
AMBROSINI, T. F. Educação e Emancipação Humana: uma fundamentação filosófica, Campinas, Histedbr online, n.47, p.378-391, Set.2012
CARVALHO, Saulo R. de; Martins, Lígia Mara. A sociedade Capitalista e a inclusão/exclusão. In: FACCI, Marilda G. D.; MEIRA, Eugênica M.; TULESKI, Silvana C. A exclusão dos “incluídos”: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá: Eduem, 2011, p. 17-35.
DUARTE, Newton. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.
LENIN, V. I. O Estado e a revolução. São Paulo: Hucitec, 1986.
FERNANDES, R. C. Privado, porém público: O terceiro setor na América Latina. 3ª edição. Rio de Janeiro. Relume-Dumará. 2002.
FRIGOTTO, Gaudêncio, Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora, Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun.2001.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
GARCIA, Rosalba M. C. Para além da “inclusão”: uma crítica às políticas educacionais contemporâneas. In: EVANGELISTA, Olinda. O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014, p. 101-140.
KUENZER, A. Z. Ensino Médio: as políticas do estado neoliberal, ed.4ª, São Paulo: Cortez, 2007.
MARSIGLIA, A. C. G. Pedagogia Histórico–Crítica: 30 anos, Campinas, SP: autores associados, 2011.
MARTINS, Lígia Márcia. “Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências”, In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 53-74.
MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. Trad. Rubens Enderle. - São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 1998
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
PASQUALINI, J. C.; MAZZEU, L. T. Em defesa da escola: uma análise histórico-crítica da educação escolar, Educação em revista, v.9, 2008.
PONCE, A. Educação e luta de classes. 20ª ed. Trad. de José Severo de Camargo Pereira. São Paulo, Cortez, 2003.
SANTIAGO, A. R. F. Pedagogia Crítica e Educação Emancipatória na Escola Pública: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos, disponível <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/225/217> acesso em jan. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Filosofia da Educação: crise da modernidade e o futuro da filosofia da práxis.In: FREITAS, Marcos Cezar de. (org.). A reinvenção do futuro: trabalho,educação, política na globalização do capitalismo. 2. ed. São Paulo: Cortez;Bragança Paulista: USF-IFAN, 1999.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, D. A escola Pública no Brasil história e historiografia, Campinas SP: autores associados, 2005.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil, Campinas SP, Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 59-85.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
TEIXEIRA, Lidiane. A Centralidade do Conceito de Conhecimento Tácito nas Políticas de Formação de Professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação. 2011. 159f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017