DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E NARRATIVAS EM DIFERENTES MOMENTOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pPalabras clave:
Desenvolvimento Profissional, Narrativas, Grupos Colaborativos, Processo reflexivo.Resumen
Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas sobre a trajetória
como estudante, a formação, a prática profissional e sua discussão em grupo. A pesquisa constituiu-se de um grupo colaborativo com a participação voluntária de pesquisadores universitários, pós-graduandos, graduandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em um curso de extensão universitária.
A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utilizou a narrativa da trajetória escrita e transcrição das filmagens dos encontros presenciais nos momentos de leitura, discussão e problematização das narrativas. A escrita da narrativa caracterizou-se a princípio pela reflexão individual, revelando crenças, saberes e teorias implícitas sobre a aprendizagem da docência. No grupo, outras articulações foram vivenciadas,
surgindo a percepção dos participantes de seus próprios conhecimentos, em especial de matemática, e a possibi-lidade de socializá-los. Um dos mais expressivos resultados obtidos foi a experiência de que a universidade pode promover espaços formativos tendo como princípio a concepção de desenvolvimento profissional por meio de
questionamentos, identificações e estranhamentos que a própria história e a história do outro possibilitam nestes espaços.
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Atualizado em 15/07/2017