RESSIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA RELAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS

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DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p219-234

Palabras clave:

Formação docente, Produção de conhecimento histórico e educacional, Memórias

Resumen

O texto apresenta duas pesquisas desenvolvidas em nível de doutorado, tematizando a relação entre a produção de conhecimentos históricoeducacionais e experiências vividas, que se desdobraram em pesquisas-ação de formação continuada, compostas por professores de Educação Básica, lotados em escolas públicas das cidades de Londrina (PR) e Ouro Preto (MG). Nesse país, a partir de 1990, em relação com a esfera mundial, vem prevalecendo uma formação docente fundada na urgência do capitalismo e em modelos utilitaristas. Problematizamos tais modelos que desvalorizam os saberes plurais e não reconhecem os professores como produtores de conhecimento. Com vistas a resistir ao avanço da modernidade tardia, buscamos construir com os professores projetos formativos dissonantes das tendências prevalecentes na lógica global do capital. Investimos numa metodologia composta por movimentos reflexivos dinamizados por rememoração coletiva, produção e partilha de narrativas de cunho biográfico e intersubjetivo.

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Publicado

2020-04-03

Cómo citar

FRANÇA, C. S.; CUNHA, N. R. C.; PRADO, G. do V. T. RESSIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA RELAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 219–234, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p219-234. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8281. Acesso em: 24 nov. 2024.