LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS:PRESENTE!
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pPalabras clave:
Literatura, Formação de professores, Projeto Salvador, Leitura.Resumen
O ensaio, inspirado nas considerações de Iser sobre representações, “um como se” bem ao gosto da escrita literária, escopo de sua discussão, partilha as experiências, concepções e práticas constitutivas da formação de professoras em exercício, que elegeu, entre outros artefatos, a linguagem, as artes, as letras e as tecnologias como fios que teceram os diálogos em torno das aprendizagens e dos ensinos. Nele, se reconhece a questão da literatura e do ensino como uma relação mais polêmica que pacífica, e mostra-se como a leitura literária levou professoras a descobrir autores e passar a incluir a literatura como realce das suas práticas pedagógicas. As escritasadvindas dos diversos gêneros literários foram o alicerce para construção do memorial de formação, atividade inerente ao curso.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Ana Paula Trindade de; SERPA, Luiz Felipe Santos Perret; ARAPIRACA, Mary de Andrade. Formação do educador: reflexões e práticas a partir de sabores, saberes e memórias. In: CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.). Memoriais: literatura e práticas culturais d eleitura. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 45-64.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução e Posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
______. Livro sobre nada. São Paulo: LeYa, 2013. (Coleção Biblioteca Manoel de Barros).
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Análise do discurso: leitura e produção textual. In: SANTANA, João Antonio (Org.). Discursos e análises: coletânea de trabalhos. Salvador: UCSAL, 2001. p. 11-22.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.
COUTINHO. Maria Antônia Ramos. Variação sobre tema: literatura infantil e formação do leitor. Revista da FAEEBA, Salvador, ano 1, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 1992.
GRAMACHO, Regina Lúcia de Araújo. Literatura e ensino: professores e poetas na construção de saberes. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da literatura infanto-juvenil. São Paulo: Ática, 1986.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: JAUSS, Hans Robert. et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 105-118.
LAJOLO, Marisa. Apostando na leitura. In: INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. São Paulo: Scipione, 1998. p. 62-63.
LEAHY, Cyana. Leitura no final do século XIX: um caso de controle pedagógico. In: LYONS, Martyn; LEAHY, Cyana. A palavra impressa: histórias da leitura no século XIX. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999. p. 89-113.
LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa em 4 volumes. São Paulo: Brasiliense, 1970.
LAUAND, Jean. Prefácio. In: PERISSÉ, Gabriel. Literatura & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 7-8.
MAIAKÓVSKI, Vladímir. A extraordinária aventura vivida por Vladímir Maiakóvski no verão na Datcha. In: MAIAKÓVSKI, Vladímir. Poemas. 6 ed. Tradução de Boris Schnaiderman; Augusto de Campos; Haroldo de Campos. São Paulo: Perspectiva. 1997. p. 87-90. (Coleção Signos, nº 10).
ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Pontes, 1986.
______. Discurso & leitura. São Paulo: Cortez, 1993.
PAIVA, Aparecida. et al. (Org.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Posfácio à Aula. In: BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1996. p. 51-89.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Por parte de pai. Belo Horizonte: RHJ, 1995.
______. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
SANTOS, Luciene Souza. A Emilia que mora em cada um de nós: a constituição do professor-contador de histórias. 2013. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
SERPA, Luiz Felippe Perret. Rascunho digital: diálogos com Felippe. Salvador: EDUFBA, 2004.
SOARES, Leila da Franca. Quem tem medo do lobo mau? Um estudo sobre a produção imaginária da criança e sua relação com a aprendizagem. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Faculdade de Educação. Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê. Salvador, 2002. Disponível em: <http://twiki.dcc.ufba.br>. Acesso em: 10 set. 2013.
______. Programa de Formação Continuada de Professores: Projeto Salvador, BA. Salvador, 2003. Disponível em: <http://twiki.dcc.ufba.br>. Acesso em: 10 set. 2013.
WANDERLEY, Maria Auxiliadora Cerqueira. A formação do professor e a Literatura: a terceira margem. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017