LEITURAS COMPARTILHADAS, MEMÓRIA E ENVELHECIMENTO

Autores/as

  • Kátia Maria Santos Mota Universidade do Estado da Bahia -UNEB
  • Aurea da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria Emília Oliveira de Santana Rodrigues Universidade do Estado da Bahia -UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palabras clave:

Envelhecimento, Círculo de leitura, Leitura literária.

Resumen

Neste artigo, enfocamos a prática de leitura desenvolvida nos Círculos de Leitura, mediante a recepção do texto literário e as trocas de experiências que promovem a socialização e o fortalecimento da solidariedade entre as idosas participantes do
grupo “Circuleiturando”. Nosso interesse de estudo se direciona para a temática Envelhecimento e Aprendizagens, na intenção de compreender as práticas sociais das pessoas idosas que buscam novas aprendizagens, (re)descobertas de ver o mundo, a si próprio(a) e formas de (re)inventar a velhice. Como aportes teóricos, utilizamos autores que estudam memória e envelhecimento e as práticas da leitura, assim como
buscamos a inspiração na literatura para fundamentar nossas motivações. A partir da receptividade e participação das idosas, concluímos que o círculo de leitura se constitui em uma atividade valiosa para estimular os diversos tipos de memória e
mecanismos cognitivos, assim como para desenvolver a competência comunicativa e ativar a imaginação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kátia Maria Santos Mota, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Doutora em Estudos Luso-Brasileiros na Brown University, EUA. Professora Adjunta do Departamento de Educação da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Vice--Coordenadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

Aurea da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II – Departamento de Educação. Doutoranda
do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

Maria Emília Oliveira de Santana Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Professora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em
Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Especialista em Gerontologia pela
Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Citas

AMADO, Jorge. Mar Morto. 54. ed. Rio de Janeiro: Record, 1982.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BOHM, Verônica; MARANGONI, Marli Cristina Tasca. Círculo de Leitura: ressignificando experiências. Estudos interdisciplinares sobre envelhecimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 143-157, 2011.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. 15. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

______. O tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia Social. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BRANDÃO, Vera Maria A. T.; MERCADANTE, Elizabeth F. Envelhecimento ou longevidade? São Paulo: Paulus, 2009.

CORALINA, Cora. Estórias da casa velha da ponte. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.

DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice. Socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

______. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GATTAI, Zélia. Códigos de família: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GULLAR, Ferreira. A luta corporal. São Paulo: José Olympio, 2000.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40>. Acesso em: 15 out. 2013.

IZQUIERDO, Iván. A arte de esquecer. Cérebro e memória. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2010.

______. Questões sobre memória. 5. ed. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2013.

JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2005.

LLOSSA, Mario Vargas. A verdade das mentiras. Trad. Cordelia Magalhães. São Paulo: Arx, 2004.

LOPES, Ruth Gelehrter da Costa. Diversidades na velhice: reflexões. In: SESC; PUC-SP. Velhices: reflexões contemporâneas. São Paulo: SESC/ PUC-SP, 2006. p. 87-99.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Visão antropológica do envelhecimento humano. In: SESC; PUC-SP. Velhices: reflexões contemporâneas. São Paulo: SESC/PUC-SP, 2006. p. 47-59.

MOREIRA, Eduardo. Encantadores de vida. Rio de Janeiro: Record, 2012.

PAULINO, Graça. O mercado, o ensino e o tempo: o que se aprende com a literatura que se vende? In: PAIVA, Aparecida. et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2007.

PEDROSA, Inês. Nas tuas mãos. São Paulo: Planeta, 2005.

ROBERTS, Nora. Amor de verão. Trad. Alexandre D’Elia. 3. ed. Rio de Janeiro: Harleqin Book, 2003.

SCHARFSTEIN, Eloisa Adler. Do desamparo ao sonho: a reconstrução da identidade social de uma aluna idosa. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 39-65.

SOARES, Magda; FAZENDA, Irani. Metodologias não convencionais em teses acadêmicas. In: FAZENDA, Irani (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

YUNES, Eliana. Círculos de Leitura: teorizando a prática. In: Leitura: Teoria e Prática, Campinas, SP, ano 18, n. 28, p. 17-21, jun. 1999.

Cómo citar

MOTA, K. M. S.; PEREIRA, A. da S.; RODRIGUES, M. E. O. de S. LEITURAS COMPARTILHADAS, MEMÓRIA E ENVELHECIMENTO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a