O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249Palabras clave:
Educação, Fenomenologia e educação, Movimento escola sem partido, Olhar, SartreResumen
Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o Movimento Escola sem Partido, particularmente sobre a proposta de gravação das aulas, denúncia e julgamento do professor nas redes sociais. Essa reflexão será feita a partir da filosofia da intersubjetividade presente na fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Com esta chave de interpretação, constatamos que essa tecnologia de vigilância e denúncia do Movimento Escola sem Partido sobre o professor produz, de fato, um profundo mal-estar ao tornar as práticas pedagógicas e o professor objetos de julgamento nas redes sociais.
Descargas
Citas
AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (org). A ideologia do movimento escola sem partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016, 168p. Seleção e organização dos textos: Roberto Catelli Júnior e Leila Andrade.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
BENTHAM, Jeremy. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 2ª ed.
BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto. (org). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
BRAIT, Daniele. Os protagonistas do ESP, In: AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (org). A ideologia do movimento escola sem partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016, p. 161-165.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 1988. V. 1.
BURSTOW, Bonnie. A filosofia sartreana como fundamento da educação. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES, Ano XXI, nº 71, abril de 2000.
CIVITA, Roberto (Editor). Mitologia. São Paulo: Abril Cultural, 1976. 3 Volumes.
COMMELIN, P. Mitologia grega e romana. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ERASMO. De pueris. São Paulo: Editora Scala, s/d.
GALLO, Sílvio. Subjetividade e educação: a construção do sujeito. In: LEITE, César D. Pereira; OLIVEIRA, Maria B. Loureiro; SALLES, Leila Maria (orgs). Educação, psicologia e contemporaneidade. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 2000.
JEANSON, Francis. Le problème et la pensée de Sartre. Paris: Éditions du Seuil, 1965.
KANT. Immanuel. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. São Paulo: Ática, 1991.
SALZMANN, Yves. Sartre et l'authenticité. Vers une éthique de la bienveillance réciproque. Genéve: Labor et Fides, 2000.
SARTRE, Jean-Paul. As palavras. São Paulo: Editora Difusão Européia do Livro, 1964.
SARTRE, Jean-Paul. Situations IX. Buenos Aires, Editorial Losada, 1973.
SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1987. Coleção Os Pensadores.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
SAVIANE, D. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2005.
SEVERINO, Antonio J. Educação, sujeito e história. Olha d’Água, 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017