EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177Palabras clave:
Escola indígena, Saberes culturais, InterculturalidadeResumen
O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.
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Atualizado em 15/07/2017