EDUCAÇÃO E RODA COLABORATIVA: ETNOGRAFIA DE PROCESSOS FORMATIVOS E EXPERIÊNCIAS DE MÃES QUE EXERCEM A PROSTITUIÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p150-161

Resumen

Este artigo tem como perspectiva discutir a importância da etnografia em pesquisas sobre prostituição. Tem como foco as narrativas de mães, que exercem prostituição, sobre cuidado e educação dos filhos. Entendemos prostituição como uma prática social complexa que envolve uma diversidade de relações, interações e atores sociais, não sendo apenas pautada pela troca de dinheiro por serviços sexuais, mas antes, envolve uma diversidade e heterogeneidade de trocas que se dão no âmbito da rua. A educação, por sua vez, está ancorada, neste artigo, no referencial teórico da educação popular e é entendida como um ato político onde os seres humanos são convocados a se deslocar constantemente. A pesquisa foi realizada em Salvador, entre 2016 e 2019, em contextos de prostituição, com longa permanência das pesquisadoras em campo. Os diálogos e conversações com mulheres da “vida”, ou mulheres da batalha, fazem emergir a ideia da Roda colaborativa como rede educativa e de proteção aos filhos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Priscila Alves da Silva, UNEB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado
da Bahia (UNEB). Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de Pesquisa
Educação, Desigualdades e Diversidades (UNEB).

Lívia Alessandra Fialho da Costa, UNEB

Pós-Doutora em Educação pela Université Paris 13 (França). Doutora em Antropologia Social e Etnologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdades e Diversidades (UNEB).

Publicado

2019-12-29

Cómo citar

SILVA, F. P. A. da; COSTA, L. A. F. da. EDUCAÇÃO E RODA COLABORATIVA: ETNOGRAFIA DE PROCESSOS FORMATIVOS E EXPERIÊNCIAS DE MÃES QUE EXERCEM A PROSTITUIÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 56, p. 150–161, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p150-161. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7842. Acesso em: 24 nov. 2024.