GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p167-185Palabras clave:
Geografia, Música, Guarani, Ensino, EspaçoResumen
Este artigo é resultado das atividades desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, que se desdobraram na pesquisa de Doutorado Outras Imaginações Espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografia, elaborada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul (MS), a partir das experimentações ocorridas no Instituto Técnico Federal de Educação de Campo Grande (MS) com alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2015. O objetivo foi experienciar outros pensamentos espaciais a partir do contato com a musicalidade Guarani. O método exercitado foi o de agir/pensar no contexto da Geofilosofia apresentada por Gilles Deleuze e Felix Guattari na articulação de várias ações trabalhadas na sala de aula (análises de imagens e narrativas jornalísticas, dos livros didáticos, de textos científicos, de fotografias e vídeos etc.). Tais ações tensionaram a visão generalizante da identidade indígena pelos não indígenas. Como decorrência disso, os alunos puderam perceber a trama social de negação e desconhecimento da riqueza cultural Guarani. Conclui-se que a força da musicalidade Guarani instiga a outros pensamentos espaciais, a outra geografia possível.
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Atualizado em 15/07/2017