FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA COMO OBJETO

Autores/as

  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p221-233

Palabras clave:

Estado do conhecimento, Música, Educação

Resumen

Este artigo apresenta considerações teórico-metodológicas sobre a escrita de pesquisas denominadas de “estado do conhecimento”. Com base na terminologia encontrada na literatura referente ao tema, o texto apresenta uma proposta de distinção entre o “estado da arte” e o “estado do conhecimento”, comumente considerados como sinônimos. Ancorado nessa distinção terminológica, o autor descreve os resultados do “estado do conhecimento” realizado para a pesquisa de doutoramento em Educação sobre a permanência de práticas tradicionais típicas dos Conservatórios de Música nas instituições contemporâneas de Ensino Superior. Por meio desse exercício foi possível perceber que vários estudos já vinham identificando a permanência e manutenção dessas práticas, e sinalizando a necessidade de reformas. Tal fato acabou por sublinhar a força explicativa do conceito bourdesiano de habitus, possibilitando a construção da noção de habitus conservatorial, ferramenta teórica que norteou a análise dos documentos curriculares de alguns cursos de Licenciatura em Música do Brasil.

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Biografía del autor/a

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Curso de Licenciatura em Música (UFMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (PPGEdu/ UFMS).

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Publicado

2019-10-16

Cómo citar

PEREIRA, M. V. M. FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA COMO OBJETO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 221–233, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p221-233. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7452. Acesso em: 25 nov. 2024.