UM EDUCADOR ITINERANTE: O CASO ROCHA POMBO

Autores/as

  • Alexandra Lima da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p155-166

Palabras clave:

Viagem, Rocha Pombo, Educador

Resumen

Analisar os significados do viajar na trajetória do professor paranaense Rocha Pombo é o objetivo deste trabalho. Defende-se que ao longo da trajetória do educador, o deslocamento por diferentes espaços foi fundamental para a sua legitimação no campo intelectual. Com base análise das fontes, conclui-se que contatos estabelecidos com diferentes sujeitos, em diferentes estados e instituições, foram cruciais para a adoção e circulação dos livros didáticos do intelectual em âmbito nacional. Se para muitos, viajar para o exterior possibilitava o acesso às fontes e a arquivos tidos como essenciais para a escrita da História do Brasil, o deslocamento do intelectual paranaense o projetou em âmbito nacional, possibilitando a ampliação da própria noção de Brasil construída pelo educador

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Biografía del autor/a

Alexandra Lima da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- -UERJ). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

2019-10-16

Cómo citar

SILVA, A. L. da. UM EDUCADOR ITINERANTE: O CASO ROCHA POMBO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 155–166, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p155-166. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7446. Acesso em: 4 dic. 2024.