CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p112-126Palabras clave:
Política de internacionalização, Educação superior, ContemporaneidadeResumen
O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento das ações de
internacionalização na Educação Superior, nas últimas décadas. Apresenta as
dimensões deste conceito como forma de apreender a política que intervém
sobre as decisões educacionais e como ela pode adquirir significados diferentes,
dependendo de quem está na fonte de sua “interpretação” e do contexto ao qual
ela se aplica. No campo empírico, analisa o papel da Universidade do Estado
da Bahia (UNEB) no contexto da contemporaneidade, a partir de suas ações
de internacionalização. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental,
cujos resultados apontam lacunas conceituais, evidenciam a necessidade de
maiores investimentos em pesquisas que aprofundam o entendimento dos
diversos aspectos concernentes à internacionalização e constatam os desafios
enfrentados na UNEB para implementação de uma política institucional de
internacionalização.
Descargas
Citas
ALTBACH, Phillip.; KNIGHT, Jane. Globalization and the university: myths and realities in unequal world. Tertiary Education and Management, v. 10, n 1, p. 3-25, mar. 2004.
ALTBACH, Phillip.; KNIGHT, Jane. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT. et al (ed.). Internationalization of higher education in Latin America: the international dimension. Washington: World Bank, 2005. p. 1-40.
BOAVENTURA, Edivaldo Machado. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EDUFBA, 2009.
FIALHO, Nadia. Universidades estaduais no Brasil: pauta para construção de um sistema nacional articulado de educação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 81-93, jul./dez. 2012.
HUDZIK, John. Internacionalización integral: del concepto a la acción. 2011. Disponível em: www.nafsa.org /_/File/_/comprehensive_izn_spanish.pdf. Acesso em: 29 abr. 2019.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 05-31, Spring 2004.
KNIGHT, Jane. Trade in higher education services: the implications of GATS. London: Observatory on Borderless Higher education, 2002. Disponível em: http://www.obhe.ac.uk. Acesso em: 02 mar. 2019.
LAUS, Sônia: A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. 332 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2012. Disponível em: http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/sonia_pereira_tese_final.pdf. Acesso em: 09 maio 2019.
LAUS, Sônia; MOROSINI, Marília. Internationalization of Higher Education in Brazil. In: DE WIT, H. et al (ed.). Higher education in Latin America: the international dimension. Washington: The World Bank, 2005. p. 111-147.
LIMA, Manolita; MARANHÃO, Carolina. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas/Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. 2009.
MIURA, Irene. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas de conhecimento. 2006. 381 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA/RP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, 2006.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2015.
STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.
THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; DE MARI, Cezar Luiz. Rankings acadêmicos e universidades de classe mundial: relações, desdobramentos e tendências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 1041-1058, out./dez. 2018.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Salvador, 2013. Disponível em: http://www.uneb.br/files/2015/03/pdi_uneb.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Relatório Anual de Atividades de 2016. Salvador, 2017. Disponível em: http://www.uneb.br/proplan/files/2010/06/RAQ20161.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2021. Salvador, 2018a. Disponível em: http://www.uneb.br/files/2018/03/pdi_uneb.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Secretaria Especial de Relações Internacionais (SERINT). Relatório anual das ações da Secretaria de Relações Internacionais do ano de 2018. Salvador, 2018b. Disponível em: https://portal.uneb.br/serint/. Acesso em: 30 maio 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Secretaria Especial de Relações Internacionais (SERINT). Relatório anual das ações de internacionalização por territórios da Bahia da Secretaria de Relações Internacionais do ano de 2018. Salvador, 2019. Disponível em: https://portal.uneb.br/serint/. Acesso em: 01 ago. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017