CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p112-126

Palabras clave:

Política de internacionalização, Educação superior, Contemporaneidade

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento das ações de
internacionalização na Educação Superior, nas últimas décadas. Apresenta as
dimensões deste conceito como forma de apreender a política que intervém
sobre as decisões educacionais e como ela pode adquirir significados diferentes,
dependendo de quem está na fonte de sua “interpretação” e do contexto ao qual
ela se aplica. No campo empírico, analisa o papel da Universidade do Estado
da Bahia (UNEB) no contexto da contemporaneidade, a partir de suas ações
de internacionalização. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental,
cujos resultados apontam lacunas conceituais, evidenciam a necessidade de
maiores investimentos em pesquisas que aprofundam o entendimento dos
diversos aspectos concernentes à internacionalização e constatam os desafios
enfrentados na UNEB para implementação de uma política institucional de
internacionalização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natanael Reis Bonfim, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutor em Educação e Turismo pela Universidade Sorbonne/Paris 1. PhD em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal (UQAM). Secretário da Secretaria Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e sustentabilidade (GIPRES/UNEB).

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com ênfase em Políticas Públicas, Economia e Gestão da Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (EDUCATIO/UNEB).

Mateus Santos Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da
Bahia (PPGEduC/UNEB). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade
(GIPRES/UNEB).

Citas

ALTBACH, Phillip.; KNIGHT, Jane. Globalization and the university: myths and realities in unequal world. Tertiary Education and Management, v. 10, n 1, p. 3-25, mar. 2004.

ALTBACH, Phillip.; KNIGHT, Jane. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT. et al (ed.). Internationalization of higher education in Latin America: the international dimension. Washington: World Bank, 2005. p. 1-40.

BOAVENTURA, Edivaldo Machado. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EDUFBA, 2009.

FIALHO, Nadia. Universidades estaduais no Brasil: pauta para construção de um sistema nacional articulado de educação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 81-93, jul./dez. 2012.

HUDZIK, John. Internacionalización integral: del concepto a la acción. 2011. Disponível em: www.nafsa.org /_/File/_/comprehensive_izn_spanish.pdf. Acesso em: 29 abr. 2019.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 05-31, Spring 2004.

KNIGHT, Jane. Trade in higher education services: the implications of GATS. London: Observatory on Borderless Higher education, 2002. Disponível em: http://www.obhe.ac.uk. Acesso em: 02 mar. 2019.

LAUS, Sônia: A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. 332 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2012. Disponível em: http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/sonia_pereira_tese_final.pdf. Acesso em: 09 maio 2019.

LAUS, Sônia; MOROSINI, Marília. Internationalization of Higher Education in Brazil. In: DE WIT, H. et al (ed.). Higher education in Latin America: the international dimension. Washington: The World Bank, 2005. p. 111-147.

LIMA, Manolita; MARANHÃO, Carolina. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas/Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. 2009.

MIURA, Irene. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas de conhecimento. 2006. 381 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA/RP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, 2006.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2015.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.

THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; DE MARI, Cezar Luiz. Rankings acadêmicos e universidades de classe mundial: relações, desdobramentos e tendências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 1041-1058, out./dez. 2018.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Salvador, 2013. Disponível em: http://www.uneb.br/files/2015/03/pdi_uneb.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Relatório Anual de Atividades de 2016. Salvador, 2017. Disponível em: http://www.uneb.br/proplan/files/2010/06/RAQ20161.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2021. Salvador, 2018a. Disponível em: http://www.uneb.br/files/2018/03/pdi_uneb.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Secretaria Especial de Relações Internacionais (SERINT). Relatório anual das ações da Secretaria de Relações Internacionais do ano de 2018. Salvador, 2018b. Disponível em: https://portal.uneb.br/serint/. Acesso em: 30 maio 2019.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Secretaria Especial de Relações Internacionais (SERINT). Relatório anual das ações de internacionalização por territórios da Bahia da Secretaria de Relações Internacionais do ano de 2018. Salvador, 2019. Disponível em: https://portal.uneb.br/serint/. Acesso em: 01 ago. 2019.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

BONFIM, N. R.; RÊGO PIMENTEL, G. S.; SOUZA, M. S. CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 112–126, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p112-126. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7172. Acesso em: 23 nov. 2024.