AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57Palabras clave:
Avaliação, Acreditação, Internacionalização da educação superiorResumen
A garantia de qualidade da educação superior tem se tornado uma das principais
políticas públicas tanto na esfera nacional quanto internacional. Muitas vezes
associada ao desenvolvimento econômico e à empregabilidade, a formação de
nível superior é cercada de expectativas dos mais diversos setores da sociedade
que esperam que atenda a certos requisitos entendidos como indicadores de sua
qualidade. Assim, este artigo objetiva discutir alguns dos principais elementos
referentes à avaliação e à acreditação e o papel que exercem em contextos de
promoção da qualidade e da internacionalização da educação superior. Para
tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, são abordados temas como qualidade
e pertinência, acreditação e certificação de qualidade para, por fim, serem
apresentados alguns modelos de acreditação em âmbito internacional. Concluise
que a ascensão da acreditação está relacionada à flexibilização de fronteiras
e às demandas de mobilidade da academia e do mercado de trabalho.
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Citas
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Atualizado em 15/07/2017