A Avaliação Educacional como Política Pública de Resistência
o caso do SINAES
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p329-343Palabras clave:
Educação Superior, Política Pública, Política Educacional, Avaliação Educacional, SINAES.Resumen
O estudo analisa a atual política pública de avaliação da educação superior como meio de resistência ao conservadorismo. Apresenta o cenário da educação superior no país e explora aspectos da concepção, implementação e efeitos do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Elaborado como articulador entre a avaliação como regulação e a avaliação educativa, o Sistema sustenta-se como política de resistência, se consideradas as características formativas e indutoras de qualidade presentes em alguns de seus instrumentos avaliativos. De carátaer teórico-analítico, o trabalho vale-se do diálogo entre a literatura e os documentos sobre a temática como recurso hermenêutico. Conclui que o SINAES, como outras políticas públicas, passa por processo dinâmico de mudanças, porém permanece relevante como modo de repensar práticas no âmbito da educação superior.
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Atualizado em 15/07/2017