CULTURA DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: dinâmicas e contextos

Autores/as

  • Ruth Bernardes de Sant’Ana Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p220-236

Palabras clave:

Cultura, Alunos, Ensino médio, Escola

Resumen

Este artigo empreende uma releitura de publicações consideradas relevantes no debate sobre a relação entre as culturas juvenis e as culturas escolares, com o objetivo de teorizar acerca das formas assumidas pela cultura dos alunos no interior dessa relação no Ensino Médio. A cultura dos alunos constitui um fio condutor importante para a compreensão da escola na vida da juventude numa sociedade em que a escolarização está no centro do processo de desigualdade de acesso a bens físicos e simbólicos. Assim, as questões que este trabalho procurou responder são as seguintes: O que é cultura dos alunos? Como ela se manifesta na escola de Ensino Médio em diferentes contextos sociais?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ruth Bernardes de Sant’Ana, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutora pelo Instituto de
Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, Portugal. Estágio Sênior em Educação na Universidade de Lorraine,
Nancy, França. Professora aposentada de Psicologia Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ

Citas

BALL, Stephen. J. Initial encounter in the classroom and the process of establishment. In: HAMMERSLEY, Martyn; WOODS, Peter. (Ed.) Life in school: the sociology of pupil culture. London: Open University Press, 1984. p. 108-120.

BARBOSA, Daniele de Souza. Tamo junto e misturado!: um estudo sobre a sociabilidade de jovens alunos em uma escola pública. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2007.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

DELAMONT, Sara. Interaction in the classroom. London: Methuen, 1986.

DUBET, François. Les lycéens. Paris: Seuil, 1991.

DUBET, François; MARTUCCELLI, Danilo. À l'école. Sociologie de l'expérience scolaire. Paris: Seuil, 1996.

LEITE, Gelson A. Juventude e socialização: os modos de ser jovem aluno das camadas médias em uma escola privada de Belo Horizonte-MG. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2011.

MIKIEWICZ, Piotr. O mundo social da escola e as trajectórias sociais da juventude. Educação, Sociedade e Culturas, n. 27, p. 89-108, maio/ago. 2008.

PERRENOUD, Philippe. Nouvelles didactiques et stratégies des élèves face au travail scolaire. In: PERRENOUD, P.; MONTANDON, C. (Dir.). Qui maîtrise l’école? Politiques d’institutions et pratiques des acteurs. Lausanne: Réalités Sociales, 1988. p. 175-195. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/>. Acesso em: 04 maio 2013.

WALLER, Willard. The sociology of teaching. New York: Wiley & Sons, 1932.

WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Artes Medicas, 1991.

WOODS, Peter. The development of pupil strategies. In: WOODS, P. (Ed.). Pupil strategies: explorations in the sociology of the school. London: CroomHelm, 1980. p. 11-28.

Publicado

2018-12-29

Cómo citar

SANT’ANA, R. B. de. CULTURA DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: dinâmicas e contextos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 220–236, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p220-236. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5671. Acesso em: 22 dic. 2024.