CULTURA DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: dinâmicas e contextos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p220-236Palabras clave:
Cultura, Alunos, Ensino médio, EscolaResumen
Este artigo empreende uma releitura de publicações consideradas relevantes no debate sobre a relação entre as culturas juvenis e as culturas escolares, com o objetivo de teorizar acerca das formas assumidas pela cultura dos alunos no interior dessa relação no Ensino Médio. A cultura dos alunos constitui um fio condutor importante para a compreensão da escola na vida da juventude numa sociedade em que a escolarização está no centro do processo de desigualdade de acesso a bens físicos e simbólicos. Assim, as questões que este trabalho procurou responder são as seguintes: O que é cultura dos alunos? Como ela se manifesta na escola de Ensino Médio em diferentes contextos sociais?
Descargas
Citas
BALL, Stephen. J. Initial encounter in the classroom and the process of establishment. In: HAMMERSLEY, Martyn; WOODS, Peter. (Ed.) Life in school: the sociology of pupil culture. London: Open University Press, 1984. p. 108-120.
BARBOSA, Daniele de Souza. Tamo junto e misturado!: um estudo sobre a sociabilidade de jovens alunos em uma escola pública. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2007.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
DELAMONT, Sara. Interaction in the classroom. London: Methuen, 1986.
DUBET, François. Les lycéens. Paris: Seuil, 1991.
DUBET, François; MARTUCCELLI, Danilo. À l'école. Sociologie de l'expérience scolaire. Paris: Seuil, 1996.
LEITE, Gelson A. Juventude e socialização: os modos de ser jovem aluno das camadas médias em uma escola privada de Belo Horizonte-MG. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2011.
MIKIEWICZ, Piotr. O mundo social da escola e as trajectórias sociais da juventude. Educação, Sociedade e Culturas, n. 27, p. 89-108, maio/ago. 2008.
PERRENOUD, Philippe. Nouvelles didactiques et stratégies des élèves face au travail scolaire. In: PERRENOUD, P.; MONTANDON, C. (Dir.). Qui maîtrise l’école? Politiques d’institutions et pratiques des acteurs. Lausanne: Réalités Sociales, 1988. p. 175-195. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/>. Acesso em: 04 maio 2013.
WALLER, Willard. The sociology of teaching. New York: Wiley & Sons, 1932.
WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Artes Medicas, 1991.
WOODS, Peter. The development of pupil strategies. In: WOODS, P. (Ed.). Pupil strategies: explorations in the sociology of the school. London: CroomHelm, 1980. p. 11-28.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017