POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pResumen
O texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacio-nais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação,acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar.
Descargas
Citas
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.540/68, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funci-onamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012.
______. Presidência da República. Lei nº 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino
de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm>.
Acesso em: 13 abr. 2012.
______. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
______. Presidência da República. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Disponível em:
BRASIL ocupa 84º posição entre 87 países no IDH 2011. Portal G1, São Paulo, 02 nov. 2011. Disponível em:
<http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/brasil-ocupa-84-posicao-entre-187-paises-no-idh-2011.html>. Acesso
em: 05 maio 2012.
BESSA, Antonio Marques; PINTO, Jaime Nogueira. Introdução à política I: o poder na Historia. Lisboa: Editorial Verbo, 1999.
CANO, Ignacio. Introdução à avaliação de programas sociais. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006. (Coleção FGV prática).
COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
DAHL, Robert A. Sobre a democracia. Brasília, DF: Editora UnB, 2001.
FREITAS, Kátia Siqueira de; PILLA, Sonia. Gestão demo-crática da educação. In: PRADIME: programa de apoio
aos dirigentes municipais de educação. Caderno de textos, v. 3, p.13-70, 2006.
LUCK, Heloisa. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. O voluntariado e os objetivos do milênio da ONU. 2000.
Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2012.
PRONKO, Marcela A. A OIT nos primórdios da instituci-onalização do ensino técnico profissional. Boletim Técnico
do Senac, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, jan/abr. 2003. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/291/boltec291d.
htm>. Acesso em: 14 maio 2012.
SANTOS, Boaventura de Souza. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização, 2002.
______; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra, 2008. Disponível em: <http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf>. Acesso em:14 maio 2012.
UNESCO. Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación. El estado de la enseñanza de la formación
en gestión y política educativa em América Latina. Buenos Aires: UNESCO, 2000. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2012.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017