FORMAÇÃO EM REDES DE COMPOSIÇÕES CURRICULARES COM CRIANÇAS: ENCONTROS FILOSÓFICOS

Autores

  • Kezia Rodrigues Nunes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p145-159

Palavras-chave:

Formação, Currículo, Crianças, Educação infantil

Resumo

Objetiva dar visibilidade às conversas com as crianças e ampliar sentidos de currículo e formação de professores(as) na Educação Infantil, motivados pela intenção de valorizar suas experiências e desejos no presente. Utiliza a pesquisa com o cotidiano por compreender a potencialidade de seus aspectos formativos para os sujeitos das escolas e das universidades na ampliação de saberes e fazeres promovida em sua relação colaborativa de autoridade partilhada. A pesquisa foi realizada no contexto das aulas de Filosofia em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Cariacica-ES, com crianças entre quatro e cincos anos de idade. Diferentemente do que buscam as orientações do governo atual, ao propor uniformizar uma orientação comum curricular, as redes de conhecimentos, experiências, linguagens, afecções, saberes, fazeres da escola e da vida inventadas no cotidiano escolar, em atenção aos seus sujeitos, são importante estratégia para a renovação dos currículos e dos processos de formação de professores(as) nos seus espaços-tempos de produção cotidiana.

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Biografia do Autor

Kezia Rodrigues Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Professora Doutora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física PROTEORIA/UFES) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículo, Cultura e Cotidiano (NUPEC3/UFES). Membro do grupo de pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos (UFES/CNPq).

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Professor Doutor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Membro do Núcleo de Pesquisa e
Extensão em Currículo, Cultura e Cotidiano da Universidade Federal do Espírito Santo (NUPEC3/UFES). Coordenador do
grupo de pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos (UFES/CNPq).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

NUNES, K. R.; FERRAÇO, C. E. FORMAÇÃO EM REDES DE COMPOSIÇÕES CURRICULARES COM CRIANÇAS: ENCONTROS FILOSÓFICOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 145–159, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p145-159. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4972. Acesso em: 19 abr. 2024.