EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autores

  • Chris Pascal St. Thomas Children’s Centre, Birmingham/UK.
  • Tony Bertram St. Thomas Children’s Centre, Birmingham/UK

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p105-120

Palavras-chave:

Qualidade pedagógica, Produções infantis, Avaliação participativa, Abordagens praxeológicas, Bem-estar infantil

Resumo

Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem. Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chris Pascal, St. Thomas Children’s Centre, Birmingham/UK.

PhD in Education at University of Worcester/UK. Professor and Director for the Centre for Research in Early Childhood (CREC), St. Thomas Children’s Centre, Birmingham/UK. President and Co-Founder of the European Early Childhood Education Research Association (EECERA)

Tony Bertram, St. Thomas Children’s Centre, Birmingham/UK

PhD in Early Childhood Studies at University of Coventry/UK. Professor and Director for the Centre for Research in Early Childhood (CREC), St. Thomas Children’s Centre, Birmingham/UK. President and Co-Founder of the European Early Childhood Education Research Association (EECERA).

Referências

ARAÚJO, S. B. Professional development within the effective early learning programme: a contribution to a participatory and context-sensitive approach to ECEC evaluation. Early Years, v. 35, n. 3, p. 249-259, 2015.

BERTRAM, T. Adult engagement styles and their use in staff development. In: EUROPEAN EARLY CHILDHOOD EDUCATION ASSOCIATION CONFERENCE, 5., 1995, Paris. Annals... Paris: European Early Childhood Education Research Association, 1995.

BRUNER, J. Towards a theory of instruction. Cambridge: Harvard University Press, 1966.

______. The culture of education. Cambridge: Harvard University Press, 1996.

CSIKSZENTMIHAYLI, M.; NAKAMURA, J. The concept of flow in Play and Learning. New York: Gardner, 1979.

ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU). Starting well: benchmarking early education across the world. Hong Kong: Economist Intelligence Unit, 2012.

EISENBERG, E. M.; BAGLIA, J.; PYNES, J. E. Transforming emergency medicine through narrative: qualitative action research at a community hospital. Health Communication, v. 19, p. 197-208, 2006.

FORMOSINHO, J.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Towards a social science of the social: the contribution of praxeological research. European Early Childhood Education Research Journal, v. 20, n. 4, p. 591-606, 2012.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. Harmondsworth: Penguin, 1972.

KOSHY, V.; PASCAL, C. Nurturing the young shoots of talent: using action research for exploration and theory building. European Early Childhood Education Research Journal, v. 19, n. 4, p. 433-450, 2011.

KRYIACOU, C. Effective teaching in schools. Hemel Hempstead: Simon and Schuster Education, 1994.

LAEVERS, F. The leuven involvement scale for young children LIS-YC. Leuven, Belgium: Centre for Experiential Education, 1994. (Experiential Education Series, n. 1)

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

McNIFF, J. Action research for professional development. Dorset: September Books, 2010.

MOSS, P.; DAHLBERG, G.; GRIESHABER, S. The organisation for economic co-operation and development’s international early learning study: opening for debate and contestation. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 17, n. 3, p. 343-351, 2016.

MOSS, P.; URBAN, M. The organisation for economic co-operation and development’s international early learning study: what happened next. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 18, n. 2, p. 250-258, 2017.

MUNTON, A. G.; MOONEY, A.; ROWLAND, A. Deconstructing quality: a conceptual framework for the new paradigm in day care provision for the under eights. Early Childhood Development and Care, v. 114, p. 11-18, 1995.

NEAUM, S. School readiness and pedagogies of competence and performance: theorising the troubled relationship between early years and early years policy. International Journal of Early Years Education, v. 24, n. 3, p. 239-253, 2016.

PASCAL, C. Capturing the quality of education provision for young children: a story of developing professionals and developing methodology. European Early Childhood Education Research Journal, v. 1, n. 1, p. 69-80, 1993.

______. Humanising early childhood education. In: ROYAL SOCIETY OF ARTS CONFERENCE, 1997, London. Annals... London: Royal Society of Arts, 1997.

______. Effective early learning: an act of practical theory. European Early Childhood Education Research Journal, v. 11, n. 2, p. 7-28, 2003.

PASCAL, C.; BERTRAM, T. Desenvolvendo a qualidade em parcerias: nove estudos de caso. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Infância, nº 6).

______. Effective early learning: evaluating and developing quality in early childhood settings. Worcester: Amber Publications, 1996.

______. Accounting Early for Life Long Learning (AcE) Programme. Worcester: Amber Publications, 2008.

______. Listening to young citizens: the struggle to make real a participatory paradigm in research with young children. European Early Childhood Education Research Journal, v. 17, n. 2, p. 249-262, 2009.

______. Praxis, ethics and power: developing praxeology as a participatory paradigm for early childhood research. European Early Childhood Education Research Journal, v. 20, n. 4, p. 477-492, 2012.

PASCAL, C.; BERTRAM, T.; COLE-ALBÄCK, A. What research tells us about effective pedagogic practice and children’s outcomes in the reception year. The Hundred Review Report. Huddersfield: Early Excellence, 2017. p. 1-35.

PASCAL, C.; BERTRAM, T.; MOULD, C. Exploring the relationship between process and outcome in young children's learning: stage one of a longitudinal study. International Journal of Educational Research, v. 29, n. 1, p. 51-67, 1998.

REASON, P.; BRADBURY, H. (Ed.). Sage handbook of action research: participative inquiry and practice. 2. ed. London: Sage Publications, 2008.

ROSSBACH, H. G.; CLIFFORD, R. M.; HARMS, T. Dimensions of learning environments: cross national validation of the ECERS. In: AERA Annual Conference, 1991, Chicago. Annals... Chicago: AERA, 1991.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

Publicado

2018-04-27

Como Citar

PASCAL, C.; BERTRAM, T. EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 105–120, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p105-120. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4969. Acesso em: 28 mar. 2024.