Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016

Autores

  • Osni Oliveira Noberto Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IV).
  • Theresinha Guimarães Miranda Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Miguel Angel Garcia Bordas Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p225-239

Palavras-chave:

Trabalho docente, Atendimento educacional especializado, Revisão

Resumo

O objetivo deste artigo é conhecer, através de uma revisão sistemática, as pesquisas relacionadas com trabalho docente e Atendimento Educacional Especializado, entre os anos de 2013 e 2016. Observou um aumento no número de pesquisas que relacionam esses 2 elementos. Entretanto, houve um predomínio dos estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões do País. Foi possível perceber que os estudos encontrados sobre trabalho docente e AEE tiveram como foco os seguintes elementos: políticas públicas, prática pedagógica, formação de professores, tecnologias  assistivas, discurso dos professores, identidade docente, bem-estar docente, avaliação e produção do conhecimento. Entre os instrumentos metodoló-gicos encontrados, ainda que variando em nomenclatura e abordagem, percebeu-se prioritariamente o uso da entrevista, presente em 30 estudos, seguido da análise documental em 13, da observação em 15, da análise documental em 13, do grupo focal em 9, do diário de campo e da dinâmica conversacional em 1 cada.

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Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IV).

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências
Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IV). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA/UNEB). Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA).

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutora pela Umea University, Suécia. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Estudos sobre
Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona. Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA).

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

SILVA, O. O. N.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 225–239, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p225-239. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4280. Acesso em: 16 abr. 2024.