A política de educação especial do governo FHC (1995-2003): uma opção pela integração

Autores/as

  • Caio Augusto Padilha Bolsista CAPES

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p191-207

Palabras clave:

Educação, História da educação, Educação especial, Política educacional, Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a política de Educação Especial do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), de modo a identificar sua contribuição para a construção de um sistema educacional inclusivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias, respectivamente, documentos nacionais e internacionais e produções científicas. A análise dos dados permitiu constatar que o então governo, mesmo tendo atuado na reestruturação do sistema educacional mediante a promoção de amplo conjunto de intervenções no campo legal, preservou o modelo de atuação das administrações anteriores na Educação Especial. Desse modo, mantiveram-se, majoritariamente, a oferta de serviços educacionais apartados às pessoas com deficiência e o investimento  em instituições especializadas privadas, prejudicando a inserção de todos os indivíduos no sistema educacional comum.

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Biografía del autor/a

Caio Augusto Padilha, Bolsista CAPES

Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Faculdade de
Educação da Unicamp. Bolsista CAPES.

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Publicado

2017-12-22

Cómo citar

PADILHA, C. A. A política de educação especial do governo FHC (1995-2003): uma opção pela integração. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 191–207, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p191-207. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4271. Acesso em: 27 nov. 2024.