Pessoa com deficiência: estigma e identidade

Autores/as

  • Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Fatima Elisabeth Denari Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p77-89

Palabras clave:

Educação especial, Estigma, Identidade social, Diferença

Resumen

Neste artigo objetiva-se verificar, por meio das mídias audiovisuais, como as pessoas com deficiência são reconhecidas, porque, apesar dos direitos atuais adquiridos, ainda são visualizadas e/ou relatadas experiência negativas que abordam estigma, identidade e autonomia. Com isso, busca-se responder: Após décadas de educação inclusiva no Brasil, ainda existe preconceito ou estigma com a pessoa com deficiência? A metodologia é a netnografia, por ser uma pesquisa realizada em ambientes virtuais. Quanto à coleta dos dados, deu-se por meio da visualização e seleção de vídeos do YouTube que envolvem a temática estigma e identidade social. Para tanto, utilizou-se os descritores mais comuns como deficientes, deficiência visual, deficiência física, deficiência mental, eficiência intelectual, deficiência auditiva, pessoas com necessidades educacionais especiais  mongoloide, débil mental, ceguinho, surdo (piada) e surdinho. Como resultado, destacase a representação em mídia de forma ridicularizada, desrespeitosa, considerando a pessoa com deficiência como irresponsável, desatenta, fora do padrão social, não inteligente, agressiva, frívola, dentre outros.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação Especial na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (GEPEEAm/UEPA).

Fatima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Professora do Programa de Pós-Graduação em
Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora no Núcleo de Estudos da Sexualidade
(NUSEX/UNESP)

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Publicado

2017-12-22

Cómo citar

FERNANDES, A. P. C. dos S.; DENARI, F. E. Pessoa com deficiência: estigma e identidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 77–89, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p77-89. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4263. Acesso em: 17 jul. 2024.